Topo

Como deve se desenhar o Athletico com Fernandinho?

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

01/07/2022 12h00

O retorno do volante Fernandinho ao Athletico é certamente uma das principais contratações do futebol brasileiro em 2022. O novo camisa 5 rubro-negro só poderá atuar pelo Furacão depois do dia 18 de julho, com a reabertura da janela de transferências, mas o encaixe de Fernandinho ao time de Felipão já é bastante discutido.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e no Facebook.

Durante a entrevista coletiva de apresentação, Fernandinho e Mario Celso Petraglia, presidente do Athletico, disseram que o jogador chega para atuar no meio-campo, onde se sente mais confortável e atuou por anos na Europa. Afastando a possibilidade de jogar como zagueiro, como fez em alguns jogos nas últimas temporadas no Manchester City.

Fernandinho se destacou no Athletico em 2004 atuando em uma faixa mais ofensiva de campo, mas agora aos 37 anos, é um jogador diferente. Fernandinho atua principalmente como o primeiro homem à frente da linha de zagueiros, onde hoje joga Hugo Moura na escalação de Felipão.

Com a excelente temporada de Hugo Moura, é de se pensar a possibilidade dos dois atuarem juntos, com Hugo saindo mais para o ataque enquanto Fernandinho fica mais recuado. Porém, o meio campo rubro-negro tem sentido quando Christian está ausente. A dinâmica vertical e a presença ofensiva de Christian já fizeram a diferença em muitas partidas, incluindo a vitória do Athletico contra o Libertad, pela Libertadores, com gol marcado pelo meio-campista.

Entretanto, com a idade avançada e o alto número de jogos do calendário brasileiro, é improvável que Fernandinho atue em todas as partidas, mesmo que seja esse o desejo inicial do jogador, como comentou em sua apresentação.

? Eu estava conversando ontem com os integrantes do clube e saiu uma estatística que o Athletico é o time mais jovem do Campeonato Brasileiro, com média de 23 anos. Então chega o vovô aqui para tentar ajudar eles a amadurecer de certa forma no dia a dia, tentar fazer com que eles entendam e saibam da capacidade que eles tem para jogar no futebol mundial em altos níveis, que dentro de campo que eles sejam melhores do que estão sendo agora. Sobre o calendário, todos nós sabemos como é difícil. Outro ponto que eu coloco, é a questão do país continental que vivemos, a distância que percorremos dentro do próprio país. Mas eu chego muito motivado, nos últimos anos quando servia à Seleção Brasileira eu cheguei a fazer cerca de 70 jogos no ano, então é cansativo, mas é uma questão que tem que superar. O Athletico hoje tem uma organização privilegiada, com voos fretados e otimização de tempo que sem dúvida ajuda muito aos atletas. Isso diminui o número de lesões e ajuda os jogadores e os resultados. Sei que com a minha idade eu preciso me cuidar dentro e fora de campo, eu espero que eu consiga fazer isso da melhor maneira possível. – disse Fernandinho.

Portanto, algumas soluções para essa “dor de cabeça” de Felipão são:

Fernandinho no lugar de Hugo Moura: A alteração mais óbvia seria essa. Sem alterar o esquema tático ou o perfil do time, Fernandinho agregaria muita qualidade defensiva e no passe, além da presença de liderança. Contudo, o recém comprado Hugo Moura é fundamental para o Furacão atual, e a falta de vigor físico pode fazer falta em sua ausência.

Fernandinho no lugar de Christian: Caso seja essa a opção de Felipão, Hugo Moura teria mais liberdade para chegar ao ataque, como já demonstrou ter qualidade para fazer, e Fernandinho ficaria como o primeiro volante. Pode combinar com o apreço de Felipão por um meio campo mais seguro defensivamente.

Fernandinho como zagueiro: Mesmo que não seja a preferência do camisa 5, Fernandinho se mostrou disponível para atuar onde necessário. Uma possibilidade então, seria a escalação como zagueiro. Entretanto, é improvável que Fernandinho componha uma dupla de zaga, considerando a boa forma dos zagueiros rubro-negros e as características de cada um dos jogadores. Portanto, o retorno dos três zagueiros com Fernandinho, Pedro Henrique e Nico, mantendo Hugo Moura e Christian como volantes e abrindo mão de algum atacante não seria nenhuma loucura, já que a formação não seria novidade tanto para o Athletico, que demonstrou ótima competitividade no 3-4-3 no ano passado, tanto para Felipão, campeão mundial em 2002 jogando em um 3-5-2 com Lúcio, Edmílson e Roque Júnior formando a linha defensiva.