Topo

Pesquisa aponta Atlético-MG com maior torcida do que o Cruzeiro; confira lista

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

14/06/2022 16h00

Atlético Cruzeiro

Um relatório realizado pela XP Investimentos em parceria com a Convocados consultoria divulgou dados da pesquisa anual Sport Track sobre o tamanho das torcidas do futebol brasileiro. Neste levantamento, o Atlético-MG superou o Cruzeiro e detém um maior número de torcedores em 2022.

Na pesquisa da Sport Track, a torcida do Galo representa 3,7%, enquanto a da Raposa tem 2,8%. Houve também um levantamento que mostra o crescimento de 2018 até 2022 para o tamanho da torcida do Atlético, enquanto o Cruzeiro houve uma queda brusca de porcentagem.

Foto: Reprodução

Em 2018, o alvinegro tinha 3,1%, que aumentou para 3,2% em 2020 e chegou aos números finais neste ano. Já o time celeste saiu de 4,5% para 2,8% nos levantamentos dos últimos quatro anos.

Leia também:

Além disso, a Sport Track realizou um comparativo e foi feito um perfil do torcedor dos clubes brasileiros, com a faixa etária de cada um. No lado do Cruzeiro, há a presença de público mais jovem, com 60% pertencendo entre 16 e 34 anos. Pelo lado do Atlético, a predominância está na faixa entre 34 e 54 anos, com 43%.

CRUZEIRO VENCE NA MÉDIA

No entanto, dentro da mesma pesquisa, há a média de torcida entre as 34 pesquisas realizadas desde 1993, feitas por diversos institutos e patrocinadores, e que foram compiladas. Em Minas, o Cruzeiro supera o Atlético na média dessas pesquisas.

A Raposa, neste compilado, aparece com a sétima maior torcida do Brasil, com 3,4%. Já o Atlético vem 10º e com percentual de 2,3%. O América-MG é citado com 0,5%.

Foto: Reprodução

– Grêmio, Cruzeiro, Santos e Atlético Mineiro têm comportamentos semelhantes: torcida oscila de acordo com o desempenho esportivo. A escala foi definida para percebemos isso, mas na prática a oscilação gira muito dentro da média, reforçando a ideia de que o desempenho esportivo impacta mais o sentimento que o número de torcedores -, diz o relatório.

Para ficar informado sobre tudo acontece com o Atlético-MG e Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

O Flamengo aparece com a maior torcida do Brasil, com 17,1%, seguido por Corinthians (13,4%), São Paulo (7,8%), Palmeiras (6,5%), Vasco (4,8%) e Grêmio (3,6%).