Topo

Messi ultrapassa Puskás em artilharia histórica por seleções

Lionel Messi em aquecimento antes de jogo entre Argentina e Estônia - Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Lionel Messi em aquecimento antes de jogo entre Argentina e Estônia Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

05/06/2022 17h19

Lionel Messi marcou cinco na goleada da Argentina sobre a Estônia, hoje, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo do Qatar, e ultrapassou Puskás na artilharia histórica de seleções.

Messi chegou a 86 gols com a camisa da Argentina, deixando o húngaro, que tem 84, para trás. O argentino agora é o quarto na lista de artilheiros por seleções, atrás apenas do jogador da Malásia, Mokhtar Dahari, com 89, o iraniano Ali Daei, com 109, e Cristiano Ronaldo, que tem 117.

Em setembro, Messi já havia superado Pelé na artilharia por seleções sul-americanas com um hat-trick diante da Bolívia, deixando os 77 gols do rei do futebol para trás.

Além do feito por seleções, Lionel Messi se tornou o primeiro jogador na história com 1100 participações em gols na carreira, sendo 769 gols e 331 assistências.

Essa é a segunda vez que Messi marca cinco gols em uma mesma partida. A primeira aconteceu em 7 de março de 2012, no jogo da volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, em que o time do Barcelona comandado por Pep Guardiola venceu por 7 x 1 o Bayer Leverkusen e o et argentino balançou as redes cinco vezes.

O craque se junta a outros nomes da seleção argentina a marcar cinco tento em uma única partida. Juan Andrés Marvezzi, em Argentina 6 x 1 Equador (Copa América 1941) e José Manuel Moreno em Argentina 12 x 0 Equador (Copa América 1942) foram os outros nomes.

Argentina chega com muita confiança para a Copa do Mundo no Catar. Após vencer a Copa América e a Finalíssima, batendo Brasil e Itália nos dois maiores palcos do futebol, Maracanã e Wembley, o time de Lionel Scaloni vive a melhor fase dos hermanos junto com Messi em muito tempo, emplacando um sequência invicta de 33 jogos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o Brasil é pentacampeão da Copa do Mundo, e não tetra. O erro foi corrigido.