Topo

Benzema desiste de recorrer condenação na justiça no 'Caso Valbuena'

Karim Benzema com a seleção da França -  AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Karim Benzema com a seleção da França Imagem: AFP PHOTO / FRANCK FIFE

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

04/06/2022 09h55

Neste sábado, Karim Benzema (34) desistiu de recorrer na justiça uma pena suspensa há um ano por cumplicidade no 'Caso Valbuena', na qual respondia por tentar chantagear o ex-companheiro da seleção francesa com a divulgação de um filme íntimo.

"O craque do Real Madrid finalmente desistiu de seu recurso", disse seu advogado Hugues Vigier à AFP, após uma reportagem divulgada pelo site Actu78.

O tribunal de apelação de Versalhes ainda notificará as partes envolvidas no processo da ordem de retirada aberta na terça-feira.

Benzema foi condenado em novembro de 2021 a uma multa de 75 mil euros (383 mil reais) pela tentativa de extorsão em 2015. O jogador foi suspenso por 5 anos da seleção francesa.

Vigier já havia respondido ao 'L'equipe' que o atacante do Real Madrid já estava "exausto" do processo, que ainda estava em trânsito de julgado. A desistência do recurso torna a decisão judicial definitiva.

"Esta retirada endossa uma sentença de condenação e aparentemente de culpa. É uma verdade judicial. Mas não é a realidade", disse.

Benzema foi uma das cinco pessoas julgadas do roubo de um vídeo íntimo do jogador Valbuena, e da tentativa frustrada de extorsão. O craque francês, no entanto, não respondeu pelo crime de chantagem, mas sim de cumplicidade, por conspirar com os criminosos pressionando o ex-jogador do Marselha a pagar o valor exigido.

Segundo o tribunal criminal de Versalhes, Benzema "se envolveu pessoalmente, por meio de subterfúgios e mentiras, para convencer seu companheiro de equipe a se submeter à chantagem", e acrescentou que "ele não mostrou nenhuma gentileza em relação a Valbuena".

Para o tribunal, Benzema sentia prazer em ver a aflição do ex-companheiro de seleção.

Em 2015, quando o caso estourou na mídia francesa, Benzema foi 'exilado' da seleção francesa por cinco anos e meio, em uma decisão que partiu do próprio treinador Didier Deschamps.

Benzema retornou para a França em 2021, na Eurocopa

O craque francês é o franco favorito para o Ballon d'or de 2022 e o prêmio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA. Benzema será uma das estrelas da Copa do Mundo de 2022.

Já Valbuena permaneceu na Seleção Francesa até 2015, e, depois do escândalo, jogou em clubes como Dínamo Moscou e Fernerbahçe. Hoje, o meia atua pelo Olimpiakos da Grécia.