Topo

Vasco vai homenagear o ex-goleiro Aranha, técnico Roger Machado, Mano Brown e mais personalidades negras por luta contra racismo

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

31/05/2022 13h38

Um dos pioneiros na luta contra o racismo no futebol brasileiro, o Vasco vai passar a homenagear as pessoas que têm contribuído na briga por uma sociedade antirracista e igualitária. Para isso, o clube criou a “Honraria Pai Santana”, uma medalha que leva o nome do lendário massagista do Gigante da Colina, Eduardo Santana, um dos grandes símbolos da história do clube.

E o Vasco já definiu os primeiros homenageados com a Honraria. Serão 11 personalidades negras, entre eles o ex-goleiro Aranha, o técnico Roger Machado, do Grêmio, a atriz Taís Araújo, os rappers Emicida e Mano Brown e a jornalista Flávia Oliveira (veja a lista completa abaixo). As medalhas serão entregues na próxima quinta-feira, antes da partida contra o próprio Tricolor gaúcho, em São Januário, pela 10ª rodada da Série B.

+ Novo executivo é contratado para comandar o futebol da 777 e Vasco aprova

+ Local de fundação do Vasco, 'Candinho' fecha e clube busca parcerias para bancar aluguel e gestão do espaço

Na carta/convite, o Vasco convidou as personalidades como “forma de agradecimentos por toda a luta contra o racismo e outros tipos de preconceitos que assolam o Brasil e o mundo”. A homenagem vai acontecer no estúdio da Vasco TV, em São Januário e terá a presença do ator Roberto Santana, o Bola Sete, filho do Pai Santana.

Coincidentemente, o ex-goleiro Aranha foi vítima de injúria racial justamente em uma partida contra o Grêmio, pela Copa do Brasil de 2014, na Arena, em Porto Alegre. Na ocasião torcedores do clube gaúcho o chamaram de “macaco”. O Tricolor perdeu pontos e foi eliminado daquela edição da competição.

Esta será a medalha entregue aos homenageados (Foto: Divulgação/Vasco)

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Confira a lista dos homenageados

Roger Machado, técnico do Grêmio
Aranha, ex-goleiro
Taís Araújo, atriz
Celso Athayde, sociólogo
Emicida, cantor e compositor
Fatou Ndiaye, estudante
Flávia Oliveira, jornalista
Frei David, religioso e educador
Mano Brown, cantor e compositor
Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol
Professor Júnior, historiador
Honraria Pai SantanaResp