Topo

Roma e Feyenoord disputam a primeira final da Conference League, na Albânia

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

25/05/2022 11h32

A recém criada Conference League terá a sua decisão nesta quarta-feira (25), às 16hs (de Brasília), na cidade de Tirana, na Albânia. Depois de um longo caminho percorrido, Roma e Feyenoord, que estão na competição desde a fase de grupos, medem forças para definir o primeiro campeão da história do torneio continental. Embora grande parte do favoritismo esteja voltado para o clube italiano, os holandeses querem surpreender e garantir o título.

Caminho até a final:

A Roma iniciou a disputa da Conference League no grupo grupo C, ao lado de Bodo/Glimt, Zorya e CSKA Sofia. Embora tenham encontrado algumas dificuldades durante essa primeira fase da competição, os italianos avançaram na primeira colocação, o que garantiu uma vaga direta nas oitavas de final.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A partir daí, a Roma precisou passar por Vitesse (agregado de 2 a 1), novamente o Bodo/Glimt (5 a 2) e por último o Leicester (2 a 1) para estar na decisão da competição continental. Um caminho considerado complicado pelo técnico José Mourinho, especialmente pelo fato de ter conseguido superar o Leicester, um clube da Premier League.

O caminho do Feyenoord começou antes da fase de grupos, ainda na disputa da preliminar. O primeiro adversário foi o Drita e os holandeses levaram a melhor num placar agregado de 3 a 2. Após isso, o Feyenoord ainda superou o Luzern (6 a 0) e o IF Elfsborg (6 a 3), antes de chegar à fase de grupos. Aliás, segundo jogo com o Elfsborg marcou a única derrota dos holandeses até aqui na competição.

O Feyenoord disputou o grupo E, que ainda tinha Slavia Praga, Union Berlin e Maccavi Haifa. Com uma campanha invicta, os holandeses se garantiram também de maneira direta à fase de oitavas de final da Conference League. Inicialmente o adversário foi o Partizan, mas o Feynoord conseguiu levar vantagem com certa facilidade (8 a 3 no agregado). Depois disso, os holandeses ainda enfrentaram Slavia Paga (6 a 4) e Olympique de Marselha (3 a 2) antes de chegar à decisão.

História para os dois lados:

Quem vencer a Conference League deixará o nome marcado na história, mas não apenas por ser o primeiro campeão do torneio. Uma conquista vai significar um feito inédito na história, seja para o técnico José Mourinho ou para o Feyenoord.

Experiente, o treinador da Roma acumula títulos na carreira e, dentre as conquistas, o português já celebrou a Liga dos Campeões e a Liga Europa, as duas principais do futebol europeu. Se garantir também a Conference League, Mourinho será o primeiro treinador da história a ter título nas três principais competições europeias.

Para o Feyenoord, a situação é semelhante. Os holandeses já conquistaram títulos na Liga dos Campeões e na Liga Europa. Se a conquista da Conference League vier nesta quarta-feira, o Feyenoord será o primeiro clube da história a ter sido campeão nas três principais competições do futebol europeu.

Expectativa dos treinadores:

? Quando você trabalha em Roma, vive em Roma, respira Roma e sente este clube, sabe que é diferente. Desde o dia em que assinei, senti que eles eram um grande clube, mas sem vitórias e sem muitas finais. Estou muito emocionado. Esta, para nós, é a nossa Liga dos Campeões ? disse José Mourinho, treinador da Roma.

? Para chegar a uma final é preciso sorte nos momentos certos, mas este grupo certamente também tem qualidade. Deixamos as pessoas orgulhosas, mas ainda não acabou. Ainda não ganhamos nada e queremos muito fazer isso ? afirmou Arne Slot, técnico do Feyenoord.