Topo

De boas opções à inoperância: jogadas laterais são nulas e Fluminense fica refém da inspiração dos meias

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

20/05/2022 07h00

O empate do Fluminense contra o Unión Santa Fe em 0 a 0, nesta quinta-feira (19), expôs não só uma equipe apática em campo, mas também um time sem repertório de jogadas. A falta de variações de ataques passou, principalmente, pela inoperância das duas laterais. Do lado direito, Yago Felipe foi improvisado mais uma vez, enquanto que na esquerda, Pineida é previsível com as jogadas por dentro.

Na lateral direita, o técnico Fernando Diniz colocou o camisa 20 na posição pelo segundo jogo consecutivo, apostando no fôlego do volante de origem para marcar e chegar à linha de fundo nas jogadas de ataque. Como sempre, não faltou entrega por parte de Yago Felipe, mas a falta de ultrapassagens, para dar outras opções para Luiz Henrique, minaram as criações por essa faixa do campo.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

A impressão que fica é que Diniz está em busca de um novo Caio Henrique. O atual lateral-esquerdo do Mônaco (França) sempre atuou como volante, mas foi deslocado para a nova função, em sua chegada ao Fluminense em 2019, e foi um dos destaques da equipe naquele ano. Mas sem qualquer melhoria, até o momento, as jogadas acabam, quase sempre, sendo construídas por dentro, tornando os movimentos previsíveis.

Na lateral-esquerda, o mesmo problema. Apesar de Mario Pineida atuar na posição, o jogador trabalha, preferencialmente, com a perna direita. Dessa forma, perde-se a profundidade e congestiona a entrada da área. No empate desta quinta-feira (19), o Fluminense perdeu, pelo menos, duas boas chances pela ponta canhota, mas as dificuldades técnicas do jogador equatoriano, impediram qualquer finalização com perigo ao gol adversário.

+ Atuações: Fernando Diniz erra em jogo de baixa criação do Fluminense; veja as notas

+ Fluminense empata com o Unión e vê classificação na Sul-Americana mais longe

A manutenção de Yago Felipe na direita é algo discutível, uma vez que seus novos rivais diretos da posição, Calegari e Samuel Xavier, não se destacaram nos jogos em que atuaram. A lateral-esquerda, no entanto, tem sérias dificuldades com a presença de Pineida e, por isso, a troca por Cris Silva ou Marlon vai permitir que o time fique menos dependente da inspiração de Nathan e PH Ganso.

Com uma zaga bem postada na frente da área, o Unión Santa Fe foi pouco incomodado pelo Fluminense. Os únicos espaços para a criação das jogadas de ataque eram pelas lateais, mas o desenho tática e a qualidade técnica impediram qualquer evolução do Fluminense na partida.