Topo

Fluminense pode se inspirar em classificações na Libertadores para avançar na Sul-Americana

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

17/05/2022 07h00

O Fluminense volta a campo na quinta-feira (19) contra o Unión Santa Fe (ARG), pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, com o objetivo de manter viva as chances de classificação às oitavas de final da competição. O Tricolor está na terceira colocação com 7 pontos, a mesma pontuação do vice-líder Junior Barranquilla (COL). Os argentinos lideram a chave com 8 pontos e estariam garantidos na próxima fase, uma vez que só o campeão do grupo avança.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Apesar de o confronto ser fora de casa, o Fluminense precisa vencer o Unión Santa Fe para chegar com boas chances de classificação na última rodada. O time argentino, por outro lado, não perdeu na competição, o que torna a missão do Time de Guerreiros ainda mais difícil.

A história recente do clube, no entanto, já mostrou situações parecidas em que o Fluminense conseguiu contrariar a matemática e garantir classificações heroicas em competições internacionais. O Esporte News Mundo relembra dois jogos da Libertadores, em que o Tricolor avançou de fase, mesmo precisando da vitória e de uma combinação de resultados.

ARGENTINOS JUNIORS 2 X 4 FLUMINENSE

Em 2011, o Fluminense chegou a Argentina com a obrigação da vitória, na última rodada da fase de grupos, para seguir com chances de classificação às pitavas de final da Libertadores. Além disso, tinha que torcer por uma vitória do América do México sobre o Nacional (URU).

O jogo entre mexicanos e uruguaios terminou empatado e, com isso, o Fluminense precisava vencer por dois gols de diferença para avançar. O Tricolor saiu na frente com o lateral-esquerdo Júlio César. Os argentinos empataram em cobrança de pênalti, mas Fred recolocou o time carioca à frente do placar, no fim do primeiro tempo.

+ David Braz treina normalmente e fica à disposição para jogo do Fluminense contra o Unión

Na volta do intervalo, o Argentinos Juniors deixaram tudo igual novamente e, logo na sequência, Rafael Moura fez 3 a 2. O gol do alívio veio aos 43' com o capitão tricolor: Fred bateu o pênalti e garantiu o Flu nas oitavas de final da Libertadores daquele ano.

RIVER PLATE 1 X 3 FLUMINENSE

A situação em 2021 era bem melhor do que 10 anos antes, mas o Fluminense, mais uma vez, teve que decidir a classificação fora de casa e dependendo de outros resultados, caso não vencesse a partida.

Em uma atuação impecável dentro do Estádio Monumental de Núñez, o Fluminense comandado por Roger Machado dominou o River Plate e venceu os argentinos por 3 a 1 com gols de Caio Paulista, Nenê e Yago Felipe. Com o resultado, o Tricolor avançou na liderança do grupo.