Topo

Perito especialista em leitura labial aponta que houve injúria racial de Rafael Ramos para Edenilson

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

16/05/2022 13h52

No último sábado (14), Internacional e Corinthians empataram em um grande jogo pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, a partida acabou ficando marcado por uma situação de acusação de injúria racial. De acordo com o volante Edenilson, do Colorado, ele teria sido chamado de “macaco” pelo lateral Rafael Ramos, do Timão. E, nesta segunda-feira (16), um perito, especialista em leitura labial, deu seu parecer.

Em entrevista para a “Rádio Gaúcha”, Roberto Meza Niella, perito judicial especialista em leitura labial, de fato ocorreu a injúria racial contra Edenilson. Através da análise das imagens, o profissional afirmou ser possível identificar a palavra “macaco”, seguida de algum palavrão menos claro, que poderia ser o “caralho”, argumentado por Rafael Ramos conforme relatado pelo árbitro na súmula.

– Eles estão de frente para a câmera e é possível ler o posicionamento dos lábios do Ramos. Podemos identificar de forma tênue a frase que todo mundo está dizendo, que é a palavra “macaco”. E vem na sequência um palavrão que não fica muito claro na definição dos lábios dele. Temos que tomar esse cuidado, mas me parece que é “do caralho”. A frase completa seria “macaco do caralho" – afirmou o perito judicial, especialista em leitura labial, para o grupo “GZH”.

Para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

A versão de Rafael Ramos, inclusive, foi rechaçada pelo especialista. Apesar de afirmar que não cometeu injúria racial, e sim ter dito “mano, caralho”, as imagens, na visão do perito, anulam a possibilidade de ter sido isso o falado pelo lateral do Corinthians.

– No posicionamento dos lábios é completamente diferente. Não existe nenhuma possibilidade dele ter falado a palavra “mano”. Nos lábios dele são bem claros nos fonemas quando fala a palavra “macaco”. Essas variações linguísticas algumas vezes dificultam um pouco. Trata-se do português de Portugal e isso é avaliado nesse tipo de análise. Nesse caso, porém, não dificultou na análise – reforçou o perito especialista em leitura labial.

Essa avaliação, contudo, não será usada pela justiça, já que se trata de uma solicitação feita pela “Rádio Gaúcha” ao perito. A análise conclusiva, que será feita pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), ainda não tem prazo para entrega. Nela, serão usadas não somente as imagens da transmissão, como também de câmeras de segurança do estádio Beira-Rio.