Topo

25 clubes se reúnem para debater e formular nova proposta para times dentro da Libra

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

16/05/2022 17h16

Em um encontro nesta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro, que durou cerca de três horas, 25 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro se reuniram e avançaram na discussão sobre a divisão de receitas de transmissão, visando a adesão à nova liga do Brasileirão, a Libra (Liga do Futebol Brasileiro).

+ Globo vence concorrência do SBT e irá transmitir a Libertadores na TV aberta

A receita sobre o direito de transmissão é considerado um dos principais pontos de desavenças entre os clubes. Estiveram presentes a equipes: América-MG, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Athletico, Atlético-MG, Coritiba, Cuiabá, Juventude, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Chapecoense, Brusque, CSA, CRB, Náutico, Criciúma, Guarani, Londrina, Operário, Sampaio Corrêa, Sport e Vila Nova.

Para saber tudo sobre o Futebol Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e no Facebook.

Na saída da reunião, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, explicou o que de principal ficou acordado neste momento. E afirmou que uma nota de esclarecimento será publicada em breve.

– O que ficou acordado é que uma lista de cinco clubes da Série A, mais um representante da Associação Nacional de Clubes, representando a Série B, fazendo uma comissão de seis clubes assessorados pelas duas empresas que aqui estiveram, vão publicar uma nota de que nós estamos todos abrindo essa negociação com os outros clubes. Para que a gente possa evoluir. As empresas são importantes porque não adianta ficar discutindo sem ter a experiência de quem atua nesse mercado há anos. A apresentação foi muito boa, rica e nos deixou muito claro que precisamos avançar nessa distribuição melhor de receitas.

Após esta reunião, o próximo passo é conversar diretamente com os integrantes da Libra, entidade que até o momento reúne dez clubes. A ideia é alinhar e ter aceitação de todos os clubes das duas principais divisões do futebol brasileiro.

A Libra inicialmente propôs uma divisão com 40% igualitários, 30% proporcionais ao resultado esportivo (posição final na tabela) e outros 30% equivalentes à audiência, presença em estádio e engajamento em redes sociais. Este grupo dos 25 inicialmente queria que a divisão fosse 50-25-25. Entretanto, os dois lados já sinalizaram que aceitam chegar a um meio-termo. A proposta deve ficar em torno de 45% de forma igualitária, 25% referente a resultado esportivo e 30% de acordo com audiência.