Topo

Fim de uma Era: Sean Payton deixa o comando do New Orleans Saints após 16 anos

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

25/01/2022 21h04

Sean Payton, head coach do New Orleans Saints, comunicou à franquia que não permanece no comando para a temporada 2022 da NFL. Segundo informações de Ian Rapoport, da NFL Network, o treinador tomou a decisão nesta terça-feira (25). Ele ainda tinha três anos de contrato com a equipe, após a última extensão ter sido assinada em 2019. De acordo com a ESPN norte-americana, o técnico de 58 anos deve se aposentar dos campos e assumir um novo desafio como comentarista de televisão.

Quer ficar por dentro de tudo dos esportes americanos? Siga o Podcast Timeout no Spotify!

Em seu site oficial, o New Orleans Saints confirmou o desligamento do técnico e fez um balanço da trajetória dele na franquia. No texto, os Saints reconheceram o impacto positivo e imediato da chegada de Sean Payton na melhoria da equipe e definiu com carismática e confiante a forma como ele conduziu a equipe ao sucesso.

+ Kansas City Chiefs vence o Buffalo Bills em um dos melhores jogos da história e avança nos Playoffs

Payton marcou uma Era dos Saints na NFL. Contratado em 2006, ele chegou à franquia junto com o ex-quarterback Drew Brees, aposentado desde o ano passado. A dupla conquistou um título do Super Bowl, em 2009.  Ao longo das 15 temporadas a frente do New Orleans, se tornou o treinador mais vitorioso da história da franquia e um dos principais nomes do jogo ofensivo da liga.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Em 2012, no entanto, Sean Payton se envolveu em um escândalo chamado de Bountygate. Membros da comissão técnica dos Saints foram acusados de pagar "um bônus financeiro" aos jogadores que lesionassem atletas adversários. Segundo as investigações, a prática ocorreu entre os anos de 2009 e 2011. Após a apuração dos fatos, o treinador foi suspenso por toda a temporada daquele ano e a franquia sofreu uma multa de US$500 mil.

Apesar do período conturbado, Sean Payton escreveu seu nome na história do New Orleans Saints. Foram 152 vitórias e 89 derrotas - aproveitamento de 63% - entre jogos da temporada regular e dos playoffs. Além do título do Super Bowl XLIV, ele foi eleito o Melhor Treinador do Ano, em 2006.