Topo

STJD arquiva denúncia de cantos homofóbicos contra o Ceará

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

21/01/2022 08h00

Foto: Divulgação/Ceará

Na última quarta-feira (19), o STJD arquivou a denúncia de sete notícias de infração por cantos de conotação homofóbica entoados por equipes da Série A do Brasileirão, e uma delas era o Ceará. A denúncia foi protocolada no mês de dezembro pelo Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ.

Na decisão, Ronaldo Piacente, procurador geral do STJD, afirmou que:

A Procuradoria tem se empenhado para combater todos e quaisquer atos discriminatórios no futebol. Porém existem regras processuais a serem respeitadas no nosso ordenamento jurídico, entre elas a capacidade para estar em juízo, ser jurisdicionado da Justiça Desportiva. Estando ausente algum dos requisitos, como o caso do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ, não há como prosseguir com a denúncia.

Na época, o grupo de torcidas mencionava oito clubes por ações vindas de torcedores, jogadores e até mesmo de dirigentes, diante do artigo 243-G por ato discriminatório.

Os clubes citados na denúncia, além do Ceará foram: Fluminense, Internacional, Náutico, Atlético-MG, Remo, Paysandu e Corinthians.

Os jogos do Ceará, que foram mencionados na denúncia, são as partidas contra Corinthians, Sport e o Clássico-Rei diante do Fortaleza, em episódios que citavam o mandatário do Vovô, Robinson de Castro, a própria torcida, e jogadores como Vina, Lima, Fernando Sobral, Messias, Luiz Otávio e Rick.