Topo

Worlds 2021: Como deveria ter sido o show de abertura

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

20/01/2022 16h43

Recentemente, a Riot divulgou um vídeo no Youtube, que seria o making of de como foi planejado o Worlds 2021. Inicialmente, o campeonato mundial estava marcado para acontecer na China, mas devido a restrições pela pandemia de Covid-19, o local foi alterado para Reykjavik, na Islândia. Além disso, muitas alterações tiveram que ser feitas de última hora.

Apesar de a comunidade saber um mês antes da mudança de local, a equipe da Riot Games já sabia da mudança de planos desde 19 de agosto, e tiveram que pensar rápido em um local sede, além de alterar todo o cronograma e show de abertura que seria feito.

O show de abertura foi inicialmente pensado para acontecer no estádio Universiade Sports Centre, em Shenzen, um lugar com capacidade para 60 mil pessoas. A equipe queria que fosse algo com uma magnitude enorme, que iria surpreender totalmente os fãs de League of Legends, e que fosse algo mágico.

O diretor criativo Trevor Kerr, contou que queriam fazer algo que impactasse mais o espaço físico e não ficasse apenas na tela virtual. A ideia era construir Piltover e Zaun em um palco. Dessa forma, a ideia era combinar o show de abertura com a série Arcane, mas sem entregar nenhum spoiler.

A idealização do Worlds 2021 e Arcane

show de abertura do worlds 2021 mundial de lol
Prévia do show de abertura do Worlds 2021 em Shenzen. Imagem: Reprodução/Riot Games

A grande surpresa, talvez, que nem os fãs esperavam, é que a Riot desenvolveu Arcane por 4 anos, e apenas em 2021 foi apresentado o resultado final, que comoveu milhares de pessoas no mundo inteiro, e a série foi um verdadeiro sucesso. O planejamento do show de abertura do Worlds 2021 seria todo em torno da mágica de Arcane, e daria vida para o palco e para o evento em si. Eles queriam algo grande, algo mágico.

? Era ambicioso, era enorme, tinha automação, tinha muitas coisas, todas pensadas nos mínimos detalhes. […] Já estávamos pensando por 10 meses. Centenas de pessoas tinham dedicado horas à parte criativa. Já estávamos na produção técnica e física por cerca de sete semanas. Colocamos equipamentos em navios. Colocamos equipamentos em aviões. Assinamos contratos. Estávamos prontos para realmente começar a dar vida ao show.

Mas então as fichas dos desenvolvedores de todo o show, caíram. Seria muito difícil dar vida a tudo o que eles queriam em apenas dois meses, e com todas as restrições pela pandemia. No dia 16 de agosto, foi o dia em ficou claro para a equipe, de que a cerimônia de abertura não aconteceria na China.

Com o planejamento para a abertura estagnado, todos os envolvidos tiveram de repensar a forma de fazer um show digno dos profissionais que eram, e digno dos fãs do LoL, que esperavam ansiosos por algo grandioso. Diante disso, eles sabiam que o show deveria ser algo cinematográfico e todo em animação, apesar de tudo, o plano de ter videoclipes híbridos se manteve, e então surgiu o resultado final que vimos no ano passado.

Apesar de boa parte das gravações terem sido em Los Angeles, a cidade de Zaum foi toda planejada e construída no Reino Unido, em Birmingham, onde foram gravadas novas cenas.

? Construímos paredes com 10 metros de altura  que colocam vocês dentro de Zaum. É muito raro poder desfrutar de um local como o cenário construído em Birmingham, tivemos que montar várias equipes de animação e efeitos visuais, aumentamos nossa equipe, criamos um departamento de efeitos, departamento de ambientes, iluminação, animação de personagens, ao todo foram necessárias mais de 1300 pessoas. Em um mundo normal teríamos 8 ou 9 meses para produzir isso, nós tínhamos menos de 2.

A entrega do show de abertura

Com pouco tempo sobrando, os desenvolvedores do Worlds 2021 ficaram apreensivos quanto ao show de abertura. A ideia era entregar algo grandioso, mesmo com todas as mudanças de planos. Uma das ideias concretas e mais aguardadas por eles, era a revelação do troféu do Mundial, que foi pensada junto ao conceito Hextec. "Isso nos levava de volta ao propósito do momento: a Final do Mundial".

? Sabíamos que o show de abertura não estaria completamente pronto até duas horas antes da transmissão. No final das contas, dependeríamos da velocidade de download dos arquivos. […] Na sexta-feira à noite, eu estava esperando meu último arquivo. Três dos arquivos vieram pelo Dropbox, mas os dois maiores ainda não tinham chegado. Nesse momento, tínhamos que enviar os arquivos, ou não daria tempo. E se a conexão cair? E se ficarmos sem energia? Alguém correu até o colorista para colocar tudo em um drive, pegar a última cena e enviar. Às quatro ou cinco da manhã, já não estava mais em nossas mãos, entregamos tudo, e abrimos uma garrafa de champanhe. Pela primeira vez, todos puderam respirar.

Veja abaixo o mini documentário dos bastidores do show de abertura do Worlds 2021 com legendas em português (Brasil) incorporadas: