Topo

Análise: Palmeiras confirma favoritismo e chega entre os quatro melhores da Copinha

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

20/01/2022 11h51

O Palmeiras venceu o Oeste por 5 a 2, nesta quarta-feira (19), e está nas semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com um elenco maduro e que vem sendo bem preparado há anos, a equipe não teve grandes dificuldades até aqui no torneio, estando invicta.

A reta final do Brasileirão profissional de 2021 já mostrava isso, com os jovens da base jogando as últimas três rodadas, enquanto os titulares ganharam férias antecipadas após o título da Libertadores. Diante do Cuiabá, os atacantes Gabriel Silva e Giovani já balançaram as redes, provando seus talentos. Depois, jogando em Curitiba contra o campeão da Copa Sul-americana, conseguiram segurar o ímpeto do Athletico num 0 a 0.

Na última rodada, ainda deu tempo do Alviverde impedir com que o Ceará se classificasse para a Libertadores da América, com gol de Kevin e grandes defesas de Vinícius (este, já com seus 27 anos). Boa parte dos que estiverem na Arena Barueri naquele jogo, também estavam nesta quarta na classificação para as semifinais, exatamente no mesmo estádio.

Com tudo isso, já se sabia que o time estava entre os favoritos para vencer a Copinha. Porém, era preciso driblar o nervosismo, além do cansaço físico e mental acumulado após duas temporadas na base de muitas partidas em um curto espaço de tempo, devido à pandemia de Covid-19. Com a inscrição do atacante Endrick, de apenas 15 anos, a equipe fechou a lista de relacionados, e foi muito bem na fase de grupos.

+Zagueiro é convocado e Palmeiras terá mais um desfalque antes do Mundial

Diante do Mauá, no mata-mata, uma classificação tranquila, sem sustos. Na sequência, com apenas 16 minutos, o Verdão já vencia o Atlético-GO por 2 a 0, gols de Fabinho e Gabriel Silva. Após mais uma classificação, viria o confronto mais difícil, enfrentando o atual campeão brasileiro sub-20, Internacional.

Após novamente abrir 2 a 0 na primeira etapa, o meia Pedro Bicalho desperdiçou um pênalti, e os gaúchos cresceram. Diminuíram o placar e, por pouco, não empataram o duelo. Nesta quarta-feira, o time do técnico Paulo Victor Gomes foi sufocante e fez 4 a 0 no primeiro tempo. Endrick anotou possivelmente o gol mais bonito dessa edição, e encheu os olhos do torcedor de esperança para o futuro.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Agora, é só pedreira. Para ser campeão pela primeira vez, precisará passar, provavelmente, por outros dois favoritos desta edição. Neste sábado, às 19 horas, enfrentará o São Paulo e sua torcida (única) em Barueri. Caso avance, deverá enfrentar o Santos, que é favorito na outra semifinal, quando terá como rival a grande (e grata) surpresa desta Copinha: o América-MG. Independentemente do resultado final, o palmeirense pode ter a certeza e confiança de que o time principal continuará muito bem servido pela sua base nesta década.