Topo

Nigéria e Egito confirmam favoritismo e avançam no grupo D da Copa Africana

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

19/01/2022 17h53

Já ocupando as duas primeiras colocações do grupo D antes do início da terceira rodada desta fase, as seleções de Nigéria e Egito confirmaram os favoritismos e garantiram vaga nas oitavas de final da Copa Africana de Nações nesta quarta-feira (19). Mesmo sem atuações brilhantes, as duas seleções conseguiram vencer, tendo a Nigéria superado Guiné-Bissau, enquanto o Egito superou Sudão.

A vitória do Egito foi construída ainda no primeiro tempo, com gom marcado por Mahamed Abdel Monem. Aos 35, após escanteio cobrado pela esquerda, o jogador conseguiu se antecipar à marcação e escorou de cabeça para fazer o gol da vitória. Os egípicios ainda tiveram outras chances, mas o placar de 1 a 0 já foi o suficiente para garantir a segunda colocação do grupo D, com 6 pontos conquistados.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Já a vitória da Nigéria começou a ser construída apenas aos 11 minutos do segundo tempo, com Umar Sadiq. O jogador aproveitou cruzamento pela direita e a saída errada do goleiro de Guiné-Bissau para apenas escorar de pé esquerdo para a rede. Aos 30, a vitória ficou completa após grande jogada de Moses Simon, que passou por três marcadores e finalizou no travessão. No rebote, Ekong apenas escorou para a rede. A vitória também garantiu a Nigéria com 100% de aproveitamento durante a fase de grupos da Copa Africana de Nações.

Os nigerianos, aliás, foram os únicos que venceram os três jogos da fase de grupos. Ainda restam quatro jogos para o final deste período de disputa, mas nenhuma outra seleção conseguirá atingir esse aproveitamento já garantido pela Nigéria. Já Guiné-Bissau e Sudão somaram apenas um ponto durante a fase inicial e não conseguiram a classificação nem mesmo como terceiro colocado, que foi o caso de Guiné.

Na próxima fase, a Nigéria terá um dos terceiros colocados como adversário. Em jogo que será disputado no domingo (23), os nigerianos medem forças contra um dos terceiros colocados. Neste momento, o adversário seria o Malawi, mas ainda é necessário aguardar o final da fase de grupos.

Já o Egito, que avançou na segunda colocação, vai enfrentar o primeiro colocado do grupo E, que neste momento é a Costa do Marfim. No entanto, Guiné Equatorial e Serra Leoa ainda buscam a liderança. O jogo das oitavas de final será disputado na próxima quarta-feira (26), em Duala.