Topo

Lenda do Real Madrid, Paco Gento morre aos 88 anos

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

18/01/2022 09h02

O Real Madrid confirmou, nesta terça-feira (18), o falecimento de Francisco Gento, histórico jogador do clube e atual presidente honorário. Gento se tornou uma lenda, atuou durante 18 temporadas no clube merengue e acumulou títulos, passando a ser o maior campeão da história do clube, agora ao lado do brasileiro Marcelo. Gento é o único no mundo a conquistar seis edições da Taça dos Campeões Europeus (equivalente à Liga dos Campeões), todas pelo Real Madrid.

Em sua carreira no clube merengue, que durou entre os anos de 1953 e 1971, Gento conquistou 23 títulos, marcando para sempre o seu nome na história. Celebrado por suas inúmeras conquistas, Gento chegou a ser nomeado como presidente honorário do Real Madrid e era exaltado como um dos melhores do jogadores da história do clube em todos os tempos.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Na homenagem que fez em seu site oficial, o Real Madrid lembrou as qualidades de Gento destacando o seu físico, algo muito destacado para a sua época no futebol. Ex-lateral esquerdo, Gento também foi importante para a ligação entre duas das grandes gerações da história do Real Madrid. No período, o Real tinha em seu elenco nomes como Kopa, Rial, Di Stéfano e Puskas.

Gento iniciou sua carreira no Racing Santander, mas foi no Real Madrid que passou a maior parte de sua carreira, aonde se tornou uma lenda. O espanhol foi o primeiro da história do clube a disputar 600 partidas oficiais, marcando 182 gols. Gento também jogou 43 vezes pela seleção espanhola atuando nas Copas do Mundo de 1962 e 1966. Após sua carreira de jogador, ele treinou as categorias de base do Real Madrid.