Topo

Eleições do Flamengo: veja quem são os candidatos à presidência e suas respectivas propostas

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

04/12/2021 07h00

Neste sábado (04), acontecerá a eleição presidencial do Flamengo para o triênio de 2022 a 2024. Além de Rodolfo Landim (Chapa Roxa), atual mandatário, os sócios do clube ainda terão outras três candidatos como opção, são eles: Marco Aurélio Assef (Chapa Azul), Walter Monteiro (Chapa Ouro) e Ricardo Hinrichsen (Chapa Branca).

+ Atuações ENM: Flamengo conta com milagres de Hugo e gol de Michael no empate contra o Sport

+ Sport e Flamengo fazem jogo de muitas chances e ficam no empate pelo Brasileiro

Com isso, o ESPORTE NEWS MUNDO, elaborou uma matéria que traz o perfil de cada candidato e as principais propostas de cada chapa, divulgadas em seus respectivos planos de governo. Confira abaixo:

CHAPA OURO "FLAMENGO MAIOR"

Candidatos:

Presidente do Conselho Diretor do Flamengo: Walter de Oliveira Monteiro
Vice-Presidente do Conselho Diretor do Flamengo: Claudia Simas do Couto
Presidente da Assembleia Geral do Flamengo: Rubem Ricardo Outeiro de Azevedo Lima
Vice-Presidente da Assembleia Geral do Flamengo: David Butter Nunes

Walter Monteiro: ?formado em Direito na UERJ, possui especializações pela Universidade da California, Universidade de Castilla-La Mancha, UMSA Buenos Aires, COPPEAD-UFRJ e FGV. Além de diretor da Fla Manguaça, Walter já foi membro das comissões de finanças do Conselho Deliberativo e do Conselho de Administração do Flamengo.

No plano de governo da chapa, há um destaque para os "quatro pilares": Abertura Plena; Cidadania Plena; Democracia Plena; e Profissionalismo Pleno. Outros detalhes e informações sobre a chapa ouro estão disponíveis neste link.

CHAPA BRANCA "FLAMENGO SEM FRONTEIRAS"

Candidatos:

Presidente do Conselho Diretor do Flamengo: Ricardo Hinrichsen 
Vice-Presidente do Conselho Diretor do Flamengo: Bernardo Marques
Presidente da Assembleia Geral do Flamengo: Pablo Malheiros da Cunha Frota
Vice-Presidente da Assembleia Geral do Flamengo: Pablo de Martino Pazos

Ricardo Hinrichsen: administrador e especialista em marketing esportivo. Experiências como: Vice-Presidente e Diretor Executivo de Marketing do Flamengo, e CMO da Confederação Brasileira de Basketball.

Na base do plano de governo, quatro pontos chamam atenção: ampliação do quadro associativo; profissionalização da gestão; foco estratégico na busca de parcerias de investimento; e diversificação de receitas. Confira mais detalhadamente clicando aqui.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

CHAPA ROXA "UNIFLA"

Candidatos:

Presidente do Conselho Diretor do Flamengo: Luiz Rodolfo Landim Machado
Vice-Presidente do Conselho Diretor do Flamengo: Rodrigo Villaça Dunshee de Abranches
Presidente da Assembleia Geral do Flamengo: Carlos Henrique Fernandes dos Santos
Vice-Presidente da Assembleia Geral do Flamengo: Gustavo Gomes Fernandes

Rodolfo Landim: engenheiro com especialidade em petróleo, chefiou a BR Distribuidora e lançou a OGX. Fez parte da vice-presidência de Planejamento e Orçamento no triênio de 2013/2015 e atual Presidente do Flamengo, eleito para o triênio de 2019/2021.

A chapa roxa não divulgou nenhuma informação sobre seu plano de governo e o portal da chapa se encontra fora do ar. Porém, os atuais dirigentes, por meio das redes sociais, destacam os feitos da gestão Landim desde 2019, ano que o atual Presidente assumiu o clube.

CHAPA AZUL "SEMPRE FLAMENGO"

Candidatos:
Presidente do Conselho Diretor do Flamengo:
 Marco Aurelio Asseff
Vice-Presidente do Conselho Diretor do Flamengo: Juliane Garcez Musacchio
Presidente da Assembleia Geral do Flamengo: Michel Helal
Vice-Presidente da Assembleia Geral do Flamengo: Wellington Lúcio de Souza Nery

Marco Aurelio: Advogado criminalista e desportivo. Também é membro Consultor da Comissão Nacional de Direito Desportivo da OAB Federal, membro do Conselho de Administração e Conselheiro do Flamengo. Já foi eleito o sócio benemérito mais jovem do clube por seus serviços prestados.

A chapa azul não chegou a disponibilizar o plano de gestão. No entanto, o candidato vem divulgando, através de suas redes sociais, algumas propostas de governo, como: a prioridade equivalente ao plano mais alto do programa de sócio-torcedor na compra de ingressos aos associados, a extinção do Comitê de Futebol, e a criação da vice-presidência médica.

Siga o ENM no TwitterInstagram Facebook.

A eleição ocorrerá na sede social da Gávea, no ginásio Hélio Maurício. A votação está programada para iniciar às 8h e ir até às 21h, quando começará a apuração. A chapa vencedora será responsável por comandar o Flamengo até o fim de 2024.