Topo

Vitão destaca o bom momento que vive no Shakhtar Donetsk

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

29/11/2021 12h02

Mesmo com a fraca campanha do Shakhtar Donetsk na fase de grupos da Liga dos Campeões, aonde o clube não tem mais chances de classificação, o zagueiro brasileiro Vitão segue em alta na Europa. Titular da zaga da equipe ucraniana, Vitão é apontado pela imprensa do velho continente como o futuro da posição e candidato à lista de convocados do técnico Tite, na Seleção Brasileira. Mesmo com a derrota por 2 a 0 diante da Inter de Milão na última rodada da principal competição europeia, o brasileiro foi apontado como um dos melhores em campo.

A tese de que Vitão vem sendo, com frequência, o melhor jogador do Shakhtar na temporada, se sustenta em números. Diante da equipe italiana, o jogador acertou cerca de 90% dos passes e ganhou todos os duelos disputados no chão, além de ter conseguido sucesso em 97% dos duelos pelo alto. Com 21 anos, Vitão, que se transferiu do Palmeiras em 2019, vive o seu melhor momento na Europa. O zagueiro tem 15 jogos na temporada e está a duas partidas de superar a sua melhor marca desde que chegou à Ucrânia. O bom momento de Vitão pode ser visto como reflexo da relação com o técnico Roberto Del Zerbi, com quem o zagueiro brasileiro tem buscado conselhos para a evolução dentro de campo.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

? Ele é muito meticuloso, fala cara a cara com os jogadores, estamos aprendendo muito. Para ele, o bom jogo é construído a partir dos zagueiros. Ele diz que sou jovem, mas que confia em mim, que tenho potencial ? disse Vitão

Aos 21 anos, Vitão nunca escondeu o sonho de defender a Seleção Brasileira. Paciente, ele já revelou que na hora certa a convocação irá acontecer. Há quem acredite que a renovação na seleção passe pela convocação do jogador. Aliás, Vitão tem histórico atuando nas categorias de base canarinho.

Quando ainda era jogador do Palmeiras ele foi convocado para as seleções sub-15 e sub-17 e acabou conquistando o Sul-Americano das duas categorias. Pela seleção sub-17, Vitão ainda fez parte do grupo que disputou o Mundial da categoria na Índia. A última convocação de Vitão aconteceu em maio deste ano, quando foi chamado para dois amistosos com a seleção olímpica na Europa. Nesse interím, o zagueiro defendeu a seleção sub-19 quando disputou o Sul-Americano do Chile, em 2019.