PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Diretoria formaliza pedido de constituição de clube-empresa para administração do futebol do Vasco

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

29/11/2021 20h37

A Diretoria Administrativa do Vasco formalizou, nesta segunda-feira, um pedido para a constituição de uma “Sociedade Anônima do Futebol” para a administração do futebol do clube. Ou seja, uma solicitação para a abrir uma “empresa” para administrar o principal esporte do Cruz-Maltino. O presidente Jorge Salgado assinou o documento e entregou para o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, e para o presidente do Conselho de Beneméritos, Antônio Peralta.

- Hoje é um dia histórico para o nosso Clube. Acabei de assinar o encaminhamento para o Conselho Deliberativo e o Conselho de Beneméritos, para que a gente consiga aprovar a criação da Sociedade Anônima do Futebol. É mais um passo no sentido da modernização do Club de Regatas Vasco da Gama. Isso vai nos propiciar algumas possibilidades interessantes no futuro – afirmou Jorge Salgado ao site oficial do clube.

+ 'Esse ano foi um desastre para o futebol do Vasco', diz presidente Jorge Salgado após fim da Série B

+ Zagueiro Ernando se despede do Vasco: 'Fica minha torcida para o melhor ao Gigante'

A “SAF” é um tipo societário criado pela Lei n.º 14.193, de 6 de agosto de 2021, que permite aos clubes constituírem empresas para operar o futebol, com regime tributário simplificado e normas de governança. De acordo com nota publicada no site, “o Vasco entende que a criação da SAF é a medida mais adequada para se obter, a um só tempo, o saneamento das finanças do Clube e a realização de investimentos no futebol, pois esse regime jurídico oferece instrumentos para captação de recursos financeiros a um custo inferior do que aquele hoje disponível para o Clube no mercado”.

Presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca afirmou que o CD começará a analisar os trâmites para a abertura de uma SAF. Para ele, o Vasco deve pautar o processo de clubes-empresa no país.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

- Recebi hoje do Presidente Jorge Salgado a demanda para que a gente comece a analisar os trâmites para a abertura de uma SAF. É um novo período para o Clube, temos que encarar como uma vanguarda. O Vasco vai buscar pautar esse processo de clube-empresa no país. É um primeiro passo importante. A gente já tem uma medida dentro do Conselho Deliberativo que trabalhou a ideia da SAF, e a gente aqui vai poder utilizar o que está sendo conversado em relação ao estatuto dentro dessa aceleração proposta. O objetivo é que o Vasco possa estar bem posicionado para o futuro que virá para o futebol brasileiro – afirmou Fonseca ao site do clube.

Futebol