Topo

Corinthians vence e, com ajuda de outros resultados, se garante ao menos na Pré-Libertadores

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

29/11/2021 04h17

Na tarde deste domingo (28), o Corinthians recebeu o Athletico-PR, em jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão, e venceu por 1 a 0, com gol marcado por Fábio Santos.

Além dos três pontos, que fizeram o Timão chegar aos 56 e manter a quarta colocação na tabela, o time comandando por Sylvinho garantiu uma vaga, ao menos, na fase classificatória da Libertadores. Essa condição ocorreu, além do triunfo, graças ao resultado da partida entre Internacional e Santos.

Com os campeões da Libertadores e Sul-Americana ? Palmeiras e Athletico-PR, respectivamente ? definidos, é certo que o Campeonato Brasileiro oferecerá oito vagas para a próxima edição da torneio sul-americano.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Com o empate entre as duas equipes no Beira-Rio, o Colorado, atual nono colocado, chegou aos 48 pontos, oito a menos que o Alvinegro paulista, com seis pontos apenas ainda em disputa. Portanto, o Timão terminará o Brasileirão, pelo menos, na oitava colocação, que garantiria vaga na Pré-Libertadores.

A equipe gaúcha ainda pode ser ultrapassada pelo América-MG, que possui um jogo atrasado para realizar, porém, o Coelho alcançaria 49 pontos em caso de vitória, insuficientes para superar o Corinthians em apenas duas rodadas.

Retrospecto

Apesar do feito, o Timão irá a campo nos dois jogos restantes no Brasilerão ainda buscando vencer seus adversários, Grêmio e Juventude, para garantir a classificação direta para a fase de grupos da maior competição do continente.

Isso porque, além da tentativa de se colocar em uma situação mais confortável no torneio, sem precisar enfrentar dois confrontos eliminatórios para garantir uma vaga entre as 32 que disputam a fase de grupos, o Corinthians possui retrospecto negativo na fase de Pré-Libertadores.

Em três oportunidades, o Alvinegro paulista conseguiu a classificação apenas em uma. Em 2015, a equipe comandada pelo técnico Tite despachou o Once Caldas, da Colômbia.

Já em 2011 e 2020, enfrentando Deportes Tolima, da Colômbia, e Club Guaraní, do Paraguai, o clube do Parque São Jorge foi superado no placar agregado e foi eliminado.