Topo

Em crise financeira, Porto pode seguir os passos do Newcastle, diz emissora

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

27/10/2021 10h55

Tradicional clube português, o Porto não vive o seu melhor momento financeiro e está aberto a propostas de investidores estrangeiros que queiram investir no futebol. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (27), pela emissora de televisão Bloomberg. A crise economica que o clube vem atravessando é convidativa para ouvir algumas ofertas, principalmente devido ao interesse demonstrado por alguns investidores. Com o investimento do fundo saudita sobre o Newcastle, um série de novas oportunidades se abriram.

A empresa de consultoria esportiva Certus Capital Partners, que tem sede em Londres, na Inglaterra, está trabalhando diretamente com os proprietários do Porto na avaliação de possiveis investidores. A ideia é buscar uma saída que seja positiva para o clube, sendo que o Porto é muito atrativo no mercado. Como é uma equipe consolidada em Portugal e disputa com frequência a Liga dos Campeões, um investimento no Porto seria uma aposta de um risco menor do que a feita no Newcastle, que ainda tenta se consolidar no futebol inglês.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Outro fator positivo para possíveis investidores é a movimentação do clube português no mercado de transferências. O Porto é conhecido por uma excelente formação nas categorias de base e, nos últimos anos, tem conseguido revelar jogadores que hoje em dia se destacam nas principais ligas do mundo, além da seleção portuguesa. O bom retorno financeiro que o clube consegue trazer com vendas, também se mostra atrativo pra investidores.

Como a maioria dos clubes do mundo, o Porto tem passado por uma crise financeira, que foi ampliada por conta da pandemia de Covid. De acordo com o jornal espanhol “As”, o clube informou uma perda financeira de cerca de 116 milhões de euros (aproximadamente R$ 775 milhões na cotação atual) na última temporada. A questão foi amenizada com uma boa campanha na Liga dos Campeões, aonde o clube português chegou até às quartas de final.

Se o Porto realmente conseguir o desejado investimento financeiro, será mais um clube a ter a entrada de capital de um investidor de fora. Muitos clubes da Europa apostaram nessa saída para melhorarem financeiramente e, por consequência, atingirem melhores resultados esportivos. O mais recente foi o Newcastle, que passou a ocupar o topo da lista de maior capital do futebol com a entrada do fundo de investimento da Arábia Saudita, que é ligado ao governo do país.