Topo

Brasil Ladies Cup, em dezembro, terá grandes times da América do Sul

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

26/10/2021 13h40

O calendário do futebol feminino da América do Sul ganhou novas datas: entre os dias 12 e 19 de dezembro, grandes times do continente vão disputar a Brasil Ladies Cup, com organização da FIFOS (Federação Internacional de Football Soccer Society) e apoio institucional da FPF (Federação Paulista de Futebol).

O torneio contará com a participação dos maiores times do futebol brasileiro, como São Paulo, Ferroviária Flamengo, Palmeiras, Santos, além de outras três equipes internacionais: River Plate-ARG, Santiago Morning-CHI e América-COL. As equipes vão se enfrentar em 12 partidas, no recém-inaugurado estádio de Santana de Parnaíba, buscando uma chance na grande final, que será disputada no Allianz Parque.

A competição receberá os elencos principais de cada uma das equipes, ou seja, as campeãs brasileiras pelo Corinthians e as vice-campeãs pelo Palmeiras estarão no torneio, assim como as jogadoras da Ferroviária, semifinalista da competição. Outros times também têm grande destaque, como o Santos e o São Paulo, que disputam a semifinal do Paulistão, em um duelo das veteranas Cristiane, pela equipe da baixada e Formiga, pelo tricolor paulista.

O evento vai além das quatro linhas e terá também palestras gratuitas para profissionais e aspirantes do setor e ações sociais para incentivar a prática do esporte por meninas e mulheres de diferentes faixas etárias. A programação será disponibilizada nas redes sociais do Brasil Ladies Cup.

A coordenadora de futebol feminino da Federação Paulista de Futebol, Lorena Marche, comemorou a iniciativa e a participação da FPF no evento:

- É um prazer enorme para Federação se juntar a iniciativas que visam desenvolver o Futebol Feminino como um todo, pensando desde a capacitação da cadeia envolvida no esporte como a consolidação do calendário. Trata-se de uma oportunidade única para os clubes brasileiros disputarem uma competição com clubes estrangeiros. Com certeza irá agregar muito pra todos, com troca de experiências.

Para Marcelo Sangiovanni, presidente da FIFOS, o torneio vai muito além de uma taça e é um marco para a modalidade, que demanda um calendário concreto:

- O Brasil Ladies Cup é um marco para o crescimento do futebol feminino no país, a modalidade demanda um calendário sólido e queremos contribuir significativamente. O nosso objetivo não é apenas organizar o torneio, mas fomentar o futuro da modalidade, agregando conhecimento aos profissionais do setor e cativando os torcedores a apoiarem as equipes, além de incentivar a prática do esporte.