Topo

Brasileiras estão entre oito finalistas no FIA Girls on Track - Rising Stars

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

25/10/2021 12h37

A Federação Internacional de Automobilismo anunciou no domingo, 24, as oito finalistas na classe Sênior do programa FIA Girls on Track – Rising Stars (Garotas na Pista – Estrelas em Ascensão). Entre as selecionadas para a próxima fase da competição, estão as duas brasileiras: Julia Ayoub e Antonella Bassani.

(Divulgação / Instagram FIA Womens in Motorsport)
Lista das oito selecionadas entre as 14 que foram para os testes em Paul Ricard (Divulgação / Instagram FIA Women in Motorsport)

As brasileiras irão disputar para, no final, a vencedora ter a chance de integrar a Academia de Pilotos da Ferrari, além de uma temporada na Fórmula 4 Italiana, na equipe Iron Dames. Na primeira temporada do programa, a vencedora foi a belga Maya Weug, que se tornou a primeira mulher a integrar a Academia da Ferrari.

Ainda na última temporada, Julia Ayoub e Antonella Bassani também chegaram entre as quatro finalistas. Além de Maya Weug, a última do quarteto final era a francesa Doriane Pin, que ingressou na equipe Iron Dames e atualmente corre competições de turismo.

(Divulgação / Ferrari Driver Academy)
As finalistas da primeira edição: Julia Ayoub, Antonella Bassani, Maya Weug e Doriane Pin (Divulgação / Ferrari Driver Academy)

Para as fases finais, de 24 a 27 de outubro, as oito pilotas passarão por workshops de treinamento de energia, recuperação e testes de reação, antes de ir para as sessões de simulação da F4. Na terça-feira, testarão os carros da Fórmula 4, para, no último dia, terem a experiência da programação inteira de um dia de corrida. As quatro selecionadas vão continuar na série, indo para o campo de treinamento em Maranello.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

FIA Girls on Track – Rising Stars

(Divulgação / FIA)
As 28 participantes da edição 2021 do FIA Girls on Track – Rising Stars (Divulgação / FIA)

A ação é uma parceria entre a FIA, a Comissão de Mulheres no Automobilismo da FIA, e a Academia de Pilotos da Ferrari, que tenta estimular a presença feminina e dar mais chances para esse público no mundo do automobilismo. A iniciativa teve sua primeira edição em 2020, terminando em 2021 por causa da pandemia, e agora parte para sua segunda seleção.

As etapas iniciais envolvem a escolha de 28 pilotos entre as 71 tentativas de entrada de 28 países diferentes. No Brasil, o projeto foi realizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo, com coordenação de Bia Figueiredo. A CBA recebe as inscrições e seleciona os currículos que vai enviar para a FIA.

(Divulgação / Antonella Bassani)
Antonella Bassani disse estar feliz em voltar e que teve “muitas experiências positivas” na última edição (Divulgação / Antonella Bassani)

Nessa temporada, o FIA Girls on Track – Rising Stars também está realizando a separação entre 'Juniores', para pilotos de 11 a 14 anos, e ‘Seniores’, de 14 a 16 anos, com uma diferenciação na data de nascimento. Para as seniores, a competição é pela chance de vaga na F4 italiana e uma parceria com a Iron Dames. Já para as juniores, o prêmio é de uma temporada internacional no kart, financiada pela Academia de Pilotos da Ferrari.

A vencedora do último ano, Maya Weug, conseguiu a vaga na Fórmula 4 italiana e atualmente é a sexta colocada entre os estreantes. Doriane Pin, mesmo sem vencer a ação da FIA, conseguiu chamar a atenção das Iron Dames e entrou pra equipe, conquistando quatro pódios na Le Mans Cup nessa temporada.

(Divulgação / Doriane Pin)
Doriane Pin pilotando a Ferrari da Iron Dames em Monza (Divulgação / Doriane Pin)

Nesta edição do FIA Girls on Track – Rising Stars, Julia Ayoub, de 16 anos, e Antonella Bassani, de 15 anos, ainda disputarão mais duas etapas para poderem conquistar a vaga na F4 italiana. Nos próximos dias, até 27 de outubro, elas competem contra: Viktoria Blokhina (Rússia); Laura Camps Torras (Espanha); Clarissa Dervic (Espanha); Jessica Edgar (Reino Unido); Matilde Magalhães (Portugal); e Aada Turpeinen (Finlândia). O resultado das quatro finalistas deverá sair entre o dia 27 e 28 de outubro. A vencedora será divulgada pela FIA em novembro, sem data definida.

Na classe Juniores, as quatro finalistas já estão definidas, são: Chiara Bättig (Suíça); Maria Germano Neto (Portugal); Ivanna Richards (México); e Milla Sjöstrand (Suécia).