Topo

Verstappen conquista pole no Circuito das Américas; Hamilton é segundo

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

23/10/2021 19h45

Magia de Max Verstappen! O piloto holandês conquistou sua nona pole position da temporada no GP de Austin, no Texas, neste sábado, 23. Verstappen marcou o tempo de 1m32s910 em sua última volta, superando Lewis Hamilton por 0s209! O companheiro de Max na Red Bull, Sergio Perez, fechou o top 3 da classificação, com 15 milésimos de segundo atrás do britânico.

(Divulgação / Red Bull Racing F1)
Verstappen conquistou mais uma pole position na temporada (Divulgação / Red Bull Racing F1)

A expectativa para o circuito nos Estados Unidos era de uma predominância da Mercedes, com um traçado favorecendo a equipe. No entanto, com exceção do primeiro treino livre, a Red Bull foi dominante com seus dois carros marcando bons tempos e superando seus rivais na disputa pelo Campeonato de Construtores. Além da pista sendo levada ao extremo nas últimas voltas da terceira sessão da classificação, a chuva também apareceu no fim, com Sergio Perez, por exemplo, relatando que a chuva chegou no último setor da sua última tentativa.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O preparo para a corrida deste domingo, 24, também revelou alguns problemas nos motores Mercedes, afetando não só a líder dos Construtores, mas também outras equipes que utilizam sua unidade de potência. Bottas sofrerá mais uma punição na temporada, desta vez de cinco posições; George Russell, da Williams, e Sebastian Vettel, da Aston Martin, largam do fim do grid.

(Divulgação / Mercedes AMG F1)
Bottas perderá cinco posições no grid de largada (Divulgação / Mercedes AMG F1)

Outro piloto que sofrerá punição na corrida do domingo é Fernando Alonso, da Alpine. O piloto espanhol teve problemas no treino livre 1 e sua equipe decidiu trocar toda sua unidade de potência. Na classificação, o Príncipe das Astúrias ainda tentou dar vácuo para seu companheiro, Esteban Ocon, no Q2, mas o francês não conseguiu avançar para a próxima sessão.

Além da competição pelo título da Fórmula 1 nesta temporada, entre Verstappen e Hamilton, a briga entre Ferrari e McLaren pelo posto de terceira melhor equipe do ano teve um vencedor nessa classificação. A escuderia italiana ficou com seus dois carros na frente das McLarens, com Leclerc em quinto, seguido por Sainz, Ricciardo e Norris. Na competição interna das equipes, Ricciardo diminuiu a diferença de melhores resultados em classificatórios para Norris, que ainda lidera em 10 a 7. Na Ferrari, o resultado é mais discrepante, com 13 a 4 para Charles Leclerc.

(Divulgação / Scuderia Ferrari)
Charles Leclerc continua liderando os classificatórios da Ferrari (Divulgação / Scuderia Ferrari)

Com os dois candidatos para o título desta temporada da Fórmula 1 na primeira fila, a corrida no domingo promete ser bastante disputada. A Red Bull chega com um ritmo de classificação mais rápido, enquanto as Mercedes têm dificuldades com seus motores, mesmo com novidades nas suspensões traseiras. A largada no Texas está marcada para às 16h, horário de Brasília, deste domingo.

Confira a classificação completa deste sábado:

(Divulgação / F1)
(Divulgação / F1)