Topo

Seleção, idas e vindas, Série A: a carreira de Marquinhos Santos, novo treinador do América-MG

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

19/10/2021 11h31

Após momentos e nomes especulados, o América-MG oficializou a contratação do técnico Marquinhos Santos para a lacuna deixada por Vagner Mancini. O treinador, que havia sido demitido do Juventude há poucas horas, aceitou o desafio de comandar o Coelho até o fim do Campeonato Mineiro de 2022.

Aos 42 anos e natural de Santos-SP, o profissional já possui uma longa trajetória no futebol, contando base e profissional. Tem perfil estudioso, equilibrado, e preza por fazer equipes consistentes.

Marquinhos Santos começou sua carreira na bola como jogador, no time júnior do Santos. Entretanto, sua vida como atleta foi precoce, e ele não se consolidou como profissional. Depois, com a prancheta nas mão, começou nas categorias de base, até chegar à Seleção Brasileira, onde treinou o time sub-15. Em 2012, foi contratado pelo Coritiba, iniciando sua trajetória como técnico principal. De lá pra cá, ainda passou por Bahia, Avaí, Londrina, São Bento, Chapecoense, Fortaleza, Figueirense e Juventude.

CORITIBA

Após a saída de Marcelo Oliveira, Marquinhos foi contratado com a temporada em andamento e a missão de manter o Coxa na primeira divisão, que foi atingida sem maiores dificuldades. Ao fim do Brasileirão, o time paraense estava com 48 pontos, na 13ª posição. Por isso, o professor seguiu em 2013, quando até viveu bons momentos na equipe estrelada por Deivid e Alex, que liderou o campeonato em algumas rodadas. Contudo, após a queda de rendimento e uma frustrante eliminação na Copa Sul-Americana, para o Itagui-COL, o comandante foi demitido.

Marquinhos Santos ainda voltou ao Alviverde na temporada de 2014 e, novamente, manteve a equipe na elite do futebol brasileiro.

FORTALEZA

O trabalho do treinador no Leão obteve destaque, apesar do final infeliz. No ano de 2016, o novo técnico do América-MG assumiu a equipe, que estava na Série C, e vivia a ânsia de subir à segundona. Inicialmente, a campanha foi fantástica, mas o treinador, surpreendendo a todos, pediu para deixar o Fortaleza perto do mata-mata, por conta de uma proposta do Figueirense. Tal atitude gerou a ira dos torcedores, que não superaram a decisão.

Mesmo assim, Marquinhos Santos voltou ao Pici em 2017, ainda na Série C. Contudo, desta vez, nem mesmo dentro de campo os resultados foram aprovados, e ele acabou demitido.

JUVENTUDE

Assim como em Coritiba e Fortaleza, o treinador teve duas passagens pelo Papo. A primeira, ocorrida em 2019, na terceira divisão, de enorme sucesso, pois Marquinhos conseguiu guiar a equipe ao tão sonhado acesso, o que gerou o interesse da Chapecoense, que o contratou por “empréstimo” para o fim da Série A. Depois, ao retornar, comandou o Juventude no início de 2020, mas foi demitido.

Em seu trabalho mais recente, comandou o time de Caxias do Sul até ser demitido de forma considerada injusta para muitos. Marquinhos Santos foi eleito o melhor treinador do Gauchão de 2021, além de ter feito um grande primeiro turno pelo Ju, conquistando vitórias importantes contra Flamengo e Grêmio, por exemplo. Contudo, após uma queda de rendimento no segundo turno, o treinador não resistiu.

Agora, o Marquinhos Santos chega ao América-MG, inicialmente, para confirmar a permanência da equipe na Série A. Para isso, o técnico deve aproveitar um pouco da base feita por Vagner Mancini, e tentar emplacar seus conceitos de equilíbrio, defesa forte e competitividade.

Na carreira, o comandante possui mais de 130 jogos na primeira divisão, o que é um trunfo para o Coelho, que busca um nome com estofo na competição.

.