Topo

Análise: Características do Grêmio de Mancini

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

18/10/2021 07h55

O Grêmio venceu o Juventude em casa e pôde respirar um pouco no Brasileirão. O retorno da torcida ajudou o time a fazer três gols e levar os pontos, ficando com 26 e permanecendo na penúltima colocação. Apesar da vitória, muito ainda tem de ser feito.

O técnico, Vagner Mancini, disse que pretende ter um time ofensivo e de muita intensidade. A vitória respaldou seu trabalho e deu um novo fôlego ao Grêmio. O tricolor parece ter voltado a ter foco na partida e gostar da posse de bola:

? O mais importante foi exatamente a gente ter muita intensidade. Desde que eu cheguei à Porto Alegre, eu vivenciei muita coisa e nós tivemos que, de repente, filtrar aquilo que seria importante de muitas informações para que a gente tivesse realmente um time disposto em campo com a intensidade que foram esses dois últimos dias.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

A estratégia jogo lateralizado de Mancini

O Grêmio de Vagner Mancini parece ter um foco bastante claro em jogadas laterais no campo. Desenvolvimentos de ataques com três jogadores trocando passes pelas laterais e dando opções, caso não encontrem espaço, então os atletas viram o jogo e recomeçam a criar pelo outro lado.

A marcação do Grêmio foi alterada também, ao invés de um time mais recuado, a marcação pressão incomoda os volantes e dificulta a criação de jogadas no centro do campo. É um estilo de jogo bastante cansativo, por isso a intensidade foi tão falada no pós-jogo. Todos os jogadores tiveram seus mapas de calor mais abertos, tendo participado do jogo pelas laterais do campo. Até mesmo Diego Souza flutuou bastante pelo gramado.

Mancini testou alguns atletas também, pôs Paulo Miranda na zaga e escolheu Jean Pyerre como armador titular do Grêmio, o jogador tirou 7,3 de nota no SofaScore e acertou 83% dos passes. Rafinha teve um bom aproveitamento também, deu uma assistência e fez uma boa partida.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

A equipe do Grêmio respondeu bem ao estilo do treinador e conseguiu um ótimo primeiro tempo, mas caiu de rendimento na segunda etapa. Mancini disse em coletiva que conversou com os jogadores e chegou a "exagerar" em algumas falas, mas foi efetivo:

? Nós tivemos uma conversa na sexta-feira das 8 às 11:30 da noite com toda a comissão com Marcelo e com o Diego também. Ela foi fundamental porque era importante naquele momento a gente saber estava toda a pressão, e quais os atletas que vinham jogando. Analisamos cada um é individualmente para que eu tomasse a decisão, e a decisão, é óbvio, que ela talvez não contemple a maioria dos torcedores, da imprensa, porque muita gente deve ter pensado; por que fulano? porque também é da intuição do treinador é óbvio.