Topo

Com atuação espetacular de Mendy, Chelsea vence Brentford no sufoco

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

16/10/2021 15h36

Neste sábado (16), em jogo válido pela 8ª rodada da Premier League, o Chelsea visitou o Brentford no estádio Community Stadium e venceu pelo placar de 1 a 0. O gol solitário da partida foi marcado pelo ala-esquerdo Ben Chilwell. Com o resultado, os Blues assumem a liderança da Premier League. 

Em um primeiro tempo equilibrado, Chelsea sai na frente com um belo gol de Chilwell

O Chelsea começou o jogo com mais posse de bola. Nos dez primeiros minutos, o time de Thomas Tuchel trabalhava de pé em pé e tentava buscar os espaços no compacto sistema defensivo do Brentford, que formava uma linha de cinco defensores em bloco médio-baixo. 

Postado em um 5-2-3 / 5-3-2 sem bola, o Brentford jogava com as suas linhas baixas para tentar recuperar e sair em velocidade. Entretanto, os Blues pressionavam no pós-perda e impediam uma estocada perigosa dos donos da casa. 

Depois dos minutos iniciais, as equipes times começaram a duelar um pouco mais pela posse. Mesmo sem ter a qualidade técnica dos visitantes, o time de Thomas Frank tinha a iniciativa de jogar e trocar passes com a bola em seus domínios. 

E aos 21 minutos, o Brentford quase abriu o placar. Depois de cruzamento da direita, a bola sobrou para Bryan Mbeumo. O atacante dominou, finalizou colocado, mas a bola explodiu na trave esquerda de Mendy. 

Com mais da metade do primeiro tempo, o Brentford controlava as ações dentro da sua estratégia. Jensen e Norgaard vigiavam Kanté e Kovacic e impediam uma construção mais fluida dos visitantes pelo chão. 

Tanto que a melhor oportunidade do time de Thomas Tuchel saiu em uma bola longa. Chalobah acionou Chilwell em profundidade. O lateral inglês escorou para Lukaku, que só fez o pivô para Timo Werner. De frente, o alemão bateu colocado e mandou a bola por cima. 

Mesmo com um primeiro tempo pouco inspirado, os Blues saíram na frente do placar no finalzinho. O Chelsea progrediu com a posse no lado direito e Azpilicueta levantou na grande área. Lukaku disputou com o defensor e a bola sobrou para Chilwell, que, de primeira, mandou um foguete no ângulo do goleiro Raya. 

Com atuação histórica de Mendy, Chelsea segura o Brentford no segundo tempo

O Chelsea voltou para o segundo tempo com mais facilidade para sair da marcação do Brentford e progredir com a posse. Nos primeiros sete minutos da etapa complementar, o time de Thomas Tuchel chegou a ter 80% de posse de bola. 

Entretanto, novamente depois dos primeiros dez minutos, assim como no primeiro tempo, o Brentford adiantou a sua marcação e começou a pressionar um pouco mais o Chelsea. O time de Thomas Frank não tinha outra alternativa. Era necessário alterar a estratégia para conseguir o gol de empate. 

Porém, mesmo com a mudança na postura, o Brentford não criava chances reais de gol. Do lado dos Blues, o time de Thomas Tuchel começava a ter mais terreno para recuperar a bola e sair em velocidade com a dupla Lukaku e Timo Werner. 

Aos 24 minutos, o Chelsea teve a melhor oportunidade do segundo tempo. Os Blues avançaram de pé em pé e a bola sobrou para Werner na grande área. O alemão chutou travado, Lukaku ficou com a sobra e finalizou firme de perna esquerda. A bola saiu por cima do gol de Raya. Grande chance perdida pelos visitantes. 

Mas logo na sequência o Brentford deu a resposta. Quase empatando o jogo no estádio Community Stadium. Toney aproveitou a sobra da cobrança de lateral na grande área e chutou firme de primeira. Mendy fez ótima defesa para impedir o gol dos mandantes. 

A pressão do time de Thomas Frank foi aumentando. E a trave parou o Brentford mais uma vez. Bryan Mbeumo invadiu a área dos Blues e bateu forte no canto esquerdo de Mendy. A bola explodiu na trave. 

Depois dos 30 minutos do segundo tempo o Brentford assumiu o controle da partida. O Chelsea se posicionou com um bloco baixo e esperava uma única oportunidade de matar o jogo na transição rápida. 

No entanto, os visitantes não conseguiam sair do campo de defesa. O time de Thomas Frank perdia a bola e já pressionava para recuperar. E aos 40 minutos, Mendy salvou o Chelsea em mais uma oportunidade. Norgaard recebeu pela direita e finalizou. O goleiro senegalês saiu cara a cara para bloquear o chute. 

A pressão era gigantesca. O Brentford chegava de todas as formas e encurralava o Chelsea. Aos 47 minutos, Edouard Mendy operou mais um milagre. Norgaard dominou e acertou lindo chute de meia-bicicleta. O goleiro senegalês se esticou todo e mandou a bola para escanteio. Atuação magnífica do arqueiro dos Blues para garantir a vitória no sufoco. 

Situação na Premier League: 

Com o resultado, o Chelsea volta a assumir a liderança da Premier League com 19 pontos. Já o Brentford perde a chance de encostar nos primeiros colocados da competição e permanece com 12 tentos em oito rodadas. 

Agenda: 

O Chelsea volta aos gramados no meio de semana. O time de Thomas Tuchel enfrenta o Malmö, em Stamford Bridge, na quarta-feira (20), em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da UEFA Champions League. Já o Brentford só entra em campo no próximo domingo (24). A equipe recebe o Leicester City no duelo da 9ª rodada da Premier League.