Topo

Grêmio perde a chance de sair do Z-4 e Felipão sofre pressão após derrota

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

27/09/2021 07h45

O Grêmio visitou o Athletico Paranaense, na Arena da Baixada, no fim da tarde de domingo (26) e saiu derrotado pelo placar de 4 a 2. O Furacão teve controle do jogo e conquistou os três pontos naturalmente. Os gols da partida foram marcados por Pedro Rocha (lei do ex), Renato Kayzer, Thiago Santos e Vanderson.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Em entrevista coletiva pós-jogo, o técnico do Grêmio, Luiz Felipe Scolari, defendeu seu esquema com três volantes no meio de campo, disse que nem sempre o planejamento para a partida vai dar certo e que o importante é encontrar um equilíbrio:

? Contra o Flamengo nós jogamos com três volantes e fomos muito bem. Então, em determinados momentos vai ter um dia que não vai dar certo. Às vezes quando usamos um meia, conseguimos fazer dois gols, mas tomamos dois. Então? Vamos equilibrando ? concluiu o treinador.

FOTO: LUCAS UEBEL/GRÊMIO FBPA

Felipão tem atuações oito ou oitenta no Grêmio

Luiz Felipe Scolari chegou ao Grêmio em julho, logo após a queda de Tiago Nunes, e veio com a função de organizar o grupo de jogadores, estabelecer um padrão tático para o time e tirar o tricolor da zona de rebaixamento. Desde a chegada, causou uma divisão entre os torcedores e dirigentes. Um lado achava Felipão ultrapassado, outro o considerava o líder adequado para administrar a crise.

Apesar das opiniões diversas, Felipão vinha fazendo um bom trabalho com a equipe, tinha mais de 60% de aproveitamento, conseguira definir alguns jogadores para as posições na sua chegada, utilizou os goleiros da base e iniciou uma briga efetiva contra o Z-4. Entretanto, as atuações foram extremas; ou conseguia anular os adversários e ganhar por um gol; ou jogava mal e perdia sem chances.

A grande questão é a dureza do sistema defensivo adotado por Luiz Felipe, que faz do Grêmio uma fortaleza com dificuldades de mobilidade. A equipe montada com três volantes reforça a marcação, mas dificulta a criação de jogadas. Thiago Santos, Villasanti e Lucas Silva são marcadores, mas pouco criativos, e a lentidão desses atletas facilita a pressão adversária no meio-campo tricolor. Enquanto isso, Ferreira é a única rota de escape para o ataque do Grêmio. 

A grande questão da partida de ontem era a chance de sair do fim da tabela e pular para a décima quinta posição. As equipes perto do Z-4 “ajudaram” o tricolor. Com o aperto que ocorre no brasileirão, uma vitória faria o Grêmio pular diversas posições, mas isso não ocorreu.

Outro ponto importante é a dificuldade em definir jogadores para as posições, já que muitos não respondem adequadamente ao requisitado no momento, como Léo Pereira, que demonstra ser insuficiente. Mesmo com o resultado, o trabalho de Luiz Felipe é satisfatório, mas precisa de alguns ajustes na parte criativa. Agora, a esperança de deixar a zona de rebaixamento está no próximo jogo, que ocorrerá dia 03 de outubro, às 20h30, na Arena do Grêmio e contar com outros resultados favoráveis.