Topo

Com a temporada na reta final, Botafogo arranca para subir e pode brigar pelo título

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

17/09/2021 08h00

Com a temporada em sua reta final, o Botafogo vive um momento que para muitos não ocorreria nesse ano. As derrotas e tropeços no estadual, onde o clube nem sequer chegou na fase decisiva, e no início da Série B deram lugar às vitória e a euforia do torcedor.

O clube vem a cada rodada se credenciando para retornar à 1ª divisão em 2022 com boas atuações coletivas e individuais. O principal destaque é o meia Chay, o artilheiro do time no campeoanto com 8 gols. Somado a isso, o atacante Rafael Navarro vem se superando a cada jogo e já é o jogador com mais participações em gol na Série B, com 14 (7 gols e 7 assistências). Terceiro destaque no time, e esse mais recente, o ponta Warley marcou 3 gols nos últimos 2 jogos e foi determinante para o Botafogo triunfar contra Remo e Londrina, em duas partidas que estavam complicadas.

Nos resultados, a equipe chegou, com a vitória na última rodada de 4 a 0 sobre o Londrina, a nove vitórias, sendo a quarta consecutiva, nos últimos 11 jogos, o que aponta para um aproveitamento de 84% nesse recorte. E tudo isso passa pela chegada de Enderson Moreira, treinador que mudou os rumos do alvinegro em 2021.

De acordo com dados do app SofaScore, com Chamusca o time finalizava mais do que agora com Enderson (175 contra 125) e mais vezes certas (59 contra 45). Porém, o detalhe está no aproveitamento das grandes chances de gol. Com Enderson o time criou 24 grandes chances e perdeu apenas 11, um aproveitamento de 54%. Com o Chamusca foram 26 grandes chances com 18 perdidas, aproveitamento de apenas 30%. Essa melhora também é vista pelo número de gols sofridos. Antes a equipe sofreu 18 gols em 12 jogos. Agora a equipe sofreu apenas 4 gols nos últimos 11 jogos, uma redução de 77%.

Para além dos números e acelerando ainda mais o coração botafoguense, o lateral Rafael, ex-Manchester United, assinou com o clube e pode ser uma peça fundamental até mesmo para o Glorioso pensar em levantar uma taça ainda esse ano.

Agora, o Botafogo reencontrará seu ex-treinador e essa partida poderá indicar aonde o Glorioso vai conseguir chegar na temporada 2021. O time ocupa a terceira colocação com 41 pontos, quatro a mais que o quinto colocado Guarani, primeiro fora do G-4. O próximo jogo será contra o Náutico, nesse sábado (18/09) às 16:30, no Nilton Santos.