Topo

Ex-ginasta e campeão olímpico, húngaro Szilveszter Csollany morre por covid

25/01/2022 16h32

Budapeste, 25 jan (EFE).- O ex-ginasta húngaro Szilveszter Csollany, campeão olímpico nas argolas nos Jogos de Sydney 2000, morreu na segunda-feira, aos 51 anos, em decorrência da covid-19, informou hoje a Federação Húngara de Ginástica (MTSZ).

Após ser infectado com o coronavírus em novembro do ano passado, o ex-atleta foi hospitalizado em estado grave no início de dezembro e precisou ser ligado a um respirador.

Apesar de durante a pandemia ter publicado informações e opiniões antivacinas em suas redes sociais, Csollany recebeu uma dose da vacina da Janssen pouco antes de ser hospitalizado, informou seu médico.

Nascido em 13 de abril de 1970 na cidade de Sopron, Szilveszter Csollany conquistou a medalha de prata nas argolas nos Jogos de Atlanta, em 1996, e quatro anos depois subiu ao topo do pódio. Ele também conquistou o título de campeão mundial em 2002 na cidade de húngara de Debrecen, e foi vice-campeão cinco vezes entre 1992 e 2001.

Durante sua carreira ganhou mais de uma dezena de medalhas em competições internacionais.

O presidente da MTSZ, o também campeão olímpico Zoltan Magyar - ouro no cavalo com alças em 1976 e 1980 -, assegurou que a morte de Csollany foi uma "tragédia tremenda" para a ginástica húngara e que deixou um "enorme vazio". EFE