Topo

Procuradoria pede 10 meses de prisão isentos de cumprimento para Benzema

21/10/2021 17h46

Versalhes (França), 21 out (EFE).- A Procuradoria do Tribunal de Versalhes pediu nesta quinta-feira uma pena de dez meses de prisão, isentos de cumprimento, e uma multa de 75 mil euros para Karim Benzema, atacante do Real Madrid, por cumplicidade na chantagem ao ex-companheiro de seleção francesa Mathieu Valbuena com um vídeo íntimo.

Benzema foi o único dos cinco acusados que não compareceu à audiência oral, amparado pelas obrigações esportivas.

O jogador foi intimado neste caso devido a uma conversa que teve com Valbuena durante um treinamento da seleção francesa em outubro de 2015, na qual o advertiu das consequências de não levar em conta as ameaças dos chantagistas, motivo pelo qual Valbuena suspeitou que Benzema estava envolvido no esquema.

Caso da sentença do tribunal coincida com o pedido da acusação, Benzema só teria de ser condenado à prisão em caso de reincidência.

O atacante é o único dos cinco intimados que não é acusado de extorsão. Ele é acusado apenas de cumplicidade, uma vez que se assume que o seu objetivo não era o de obter lucro.

Para os outros, o Ministério Público pediu penas de prisão entre quatro anos e 18 meses, além de multas muito mais baixas do que as pedidas para Benzema.

O procurador Julien Eyraud assegurou que o seu pedido de penas se baseia no envolvimento no plano de chantagem de cada um deles, mas também de acordo com a sua dimensão social e a sua fama.

No caso do atacante do Real Madrid, reconheceu que "ele não é qualquer um" e que "sem a sua presença, este caso não teria ganhado tanta dimensão".

"Ele é o portador de uma imagem de esperança para muitos, de uma celebridade. Todos estes valores. Como todas as pessoas públicas, como todas as estrelas. As suas ações públicas, os seus atos contrastam com ajudar o seu amigo em uma tentativa de chantagem", argumentou.

Ségolène Mares, outra representante do Ministério Público, explicou que Benzema tinha um papel dentro da equipe que foi criada para chantagear Valbuena, o de uma pessoa com hierarquia dentro da seleção francesa que buscava pressionar a vítima.

"Ele não é o bom samaritano que vem ajudar o seu companheiro de equipe, é um cúmplice que busca ajudar os chantageadores", analisou.

A maior pena foi solicitada para Mustapha Zouaoui, considerado "o motor da esquema", o idealizador de uma estratégia que envolveu os demais, incluindo Benzema indiretamente através do amigo Karim Zenati. Para ele, que tem registro criminal, foram pedidos sete anos de prisão e uma multa de 15 mil euros.

Para Axel Angot, o homem que se apoderou do vídeo sexual com a qual tentaram chantagear Valbuena e o único que admitiu o crime, foram pedidos 18 meses de prisão e uma multa de 15 mil euros.

O procurador pediu 18 meses de prisão e uma multa de 5 mil euros para Younes Houass, o intermediário utilizado para contatar Valbuena, e dois anos de prisão e 5 mil euros para Zenati. EFE