Topo

45 Anos atrás, Maradona estreava como jogador profissional na Argentina

21/10/2021 01h42

Buenos Aires, 20 out (EFE).- Em 20 de outubro de 1976, Diego Armando Maradona pisou no gramado do estádio do Argentinos Juniors, clube que defendia na época, vestindo a camisa 16, para estrear como jogador profissional de futebol, em duelo com o Talleres, pelo Campeonato Argentino.

Exatamente 45 anos atrás, a jovem promessa saiu do banco de reservas no segundo tempo de um jogo que era vencido pelo time de Córdoba por 1 a 0, carregando a esperança dos torcedores do 'Bicho', que já conheciam a fama de Maradona, pelas boas atuações nas divisões de base.

Curiosamente, a aguardada estreia de 'El Pibe' deveria ter acontecido dois meses antes, mas uma suspensão em partida dos juvenis dos Argentinos Juniors obrigou o futuro ídolo a cumprir cinco jogos de suspensão, adiando assim a primeira partida como profissional.

O atraso, no entanto, não impediu que Maradona, com apenas 15 anos de idade, se tornasse o jogador mais jovem a atuar em partida profissional na Argentina.

De acordo com os registros da Associação de Futebol Argentina (AFA), 15 mil pessoas estiveram no estádio do Argentinos Juniors para acompanhar o jogo.

O clube do bairro La Paternal, na cidade de Buenos Aires, não deixou o dia passar em branco e postou uma foto de Maradona nas redes sociais, com a legenda que dizia: "O dia que a lenda começou".

A AFA também se manifestou nas redes sociais, com a recordação da data, lembrando a estreia do ídolo em jogo da principal competição do nacional.

"Em um dia como hoje, mas de 1976, Diego Maradona estreou na primeira divisão do futebol argentino, vestindo a camisa do Argentinos Juniors", dizia a publicação da entidade.

Depois de substituir o meia Rubén Giacobetti, 'El Pibe' não conseguiu ajudar a equipe que defendia a reverter o placar, já que o Talleres conseguiu sustentar o placar de 1 a 0, construído ainda no primeiro tempo.

Nos gramados argentinos, Maradona só conseguiria conquistar um título como jogador, o do campeonato nacional, em 1981, já com a camisa do Boca Juniors. Entre 1978 e 1980, foi artilheiro de cinco edições da competição disputadas.

O astro ainda defendeu Barcelona, Napoli, Sevilla e Newell's Old Boys, além de ter conquistado o mundo com a camisa da seleção argentina, em 1986, no México.

Em 25 de novembro do ano passado, Maradona morreu em casa, na cidade de Tigre, na região metropolitana de Buenos Aires, após sofrer uma parada cardiorrespiratória, dias depois de passar por uma cirurgia devido a um hematoma subdural. EFE