Topo

COI mostra preocupação com impacto de Copa a cada 2 anos em outros esportes

16/10/2021 21h08

Redação Central, 16 out (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) expressou preocupação neste sábado com o possível impacto negativo que a realização de uma Copa do Mundo de futebol a cada dois anos - mudança que a Fifa estuda para o futuro - poderia acarretar em outros esportes.

Em comunicado oficial divulgado após reunião do Comitê Executivo, o COI explicou que várias federações internacionais de outros esportes, assim como as nacionais de futebol, clubes, jogadores e sindicados expressaram "fortes reservas e preocupações" em relação aos planos de "gerar mais receita para a Fifa" com a realização de uma Copa a cada dois anos.

As três razões pelas quais a entidade internacional argumentou que a redução do intervalo entre Copas do Mundo seria prejudicial são, na sua opinião, o impacto sobre outros esportes, a igualdade de gênero e o bem-estar dos jogadores.

Na primeira, disse que o aumento da frequência e do calendário da Copa do Mundo criaria um choque com outros grandes esportes internacionais.

"Isto inclui tênis, ciclismo, golfe, ginástica, natação, atletismo, Fórmula 1 e muitos outros. Isto prejudicaria a diversidade e o desenvolvimento de outros esportes além do futebol", analisou o COI.

Sobre a igualdade de gênero, explicou que o aumento do número de eventos masculinos no calendário criaria problemas para o fomento do futebol feminino.

Por último, a entidade indica que os planos para duplicar a frequência da Copa do Mundo criariam "uma enorme nova pressão" sobre a saúde física e mental dos jogadores.

"O COI compartilha estas preocupações e apoia os apelos das partes interessadas no futebol, das federações internacionais e dos organizadores de grandes eventos para uma consulta mais ampla, incluindo os representantes dos atletas, que obviamente não ocorreu", concluiu o COI na declaração. EFE