Topo

EUA encontrarão algoz França na final do basquete masculino

06/08/2021 01h35

Tóquio, 5 ago (EFE).- Os Estados Unidos encararão a França, algoz em dois duelos recentes, na final do torneio masculino de basquete dos Jogos Olímpicos de Tóquio, após vitórias das duas seleções nesta quinta-feira, sobre Austrália e Eslováquia, respectivamente.

Na primeira das semifinais disputada hoje, os americanos se garantiram pela quarta vez consecutiva em disputa por medalha de ouro, ao derrotar os australianos por 97 a 78.

Apesar da vantagem de 19 pontos no fim, os EUA chegaram a sofrer na partida, especialmente no primeiro quarto, em que acabaram saindo de quadra derrotados por 24 a 21.

A vitória acabou sendo garantida, principalmente, no terceiro quarto, em que os comandados por Gregg Popovich levaram a melhor por expressivo placar de 32 a 10.

O cestinha do jogo foi o ala americano Kevin Durant, que marcou 23 pontos. Pelo lado da Austrália, que se contentará em lutar por uma inédita medalha olímpica, o armador Patty Mills, com 15 pontos, foi o destaque.

A outra semifinal do torneio masculino dos Jogos de Tóquio foi europeia, com a França se garantindo na decisão ao superar a Eslovênia, que vendeu caro a derrota, por 90 a 89.

No último quarto, em que começou perdendo por 71 a 65, a seleção do Leste Europeu reagiu e conseguiu levar a melhor por 24 a 19, o que foi insuficiente para buscar uma heroica virada.

O armador francês Nando de Colo foi o cestinha do jogo, com 25 pontos, enquanto o pivô Mike Tobey terminou como o melhor marcador da Eslovênia, com 23.

As seleções de Estados Unidos e França já se encontraram em Tóquio, logo na primeira rodada da fase de grupos do torneio, com vitória de Nicolas Batum, Rudy Gobert, Evan Fournier e companhia por 83 a 76.

Os franceses também foram responsáveis pela eliminação dos americanos no último Campeonato Mundial da modalidade, realizado em 2019, graças a vitória por 89 a 79, em partida pelas quartas de final. EFE

bg/rd