Topo

Louis Van Gaal é anunciado como novo técnico da seleção holandesa

04/08/2021 17h14

Haia, 4 ago (EFE).- O veterano Louis van Gaal, de 69 anos, foi anunciado nesta quarta-feira como técnico da seleção holandesa masculina de futebol, função que exercerá pela terceira vez na carreira.

"O futebol holandês sempre esteve perto do meu coração, e na minha opinião, o posto de treinador nacional é chave para o avanço do nosso futebol. Considero uma honra treinar a seleção holandesa", disse Van Gaal, em comunicado.

O ex-Ajax, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United, entre outros, estreará no dia 1º de setembro, em duelo contra a Noruega, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

Três dias depois, pela mesma competição, está marcado jogo contra a Montenegro e no dia 7, contra a Turquia, todos pelo grupo G do torneio qualificatório, em que a Holanda está na vice-liderança, com seis pontos, um a menos que os turcos.

"Há pouco tempo para os próximos jogos de classificação, que são cruciais para nossa participação no Mundial. Por isso, a atenção se concentra totalmente nos jogadores e no enfoque que iremos utilizar", disse Van Gaal.

O veterano substitui no cargo o ex-zagueiro Frank de Boer, que comandou a Holanda até a participação na Eurocopa, que terminou com eliminação para a República Tcheca, nas oitavas de final.

O antecessor de Van Gaal saiu em clima de tensão, ao criticar os jogadores da seleção, que classificou de "um monte de estrelas endeusadas".

No retorno à equipe nacional da Holanda, o que já exerceu entre 2000 e 2001, e 2012 e 2014, o técnico garantiu já ter mantido contato com os comandados.

"Já falei com vários jogadores me reuni com a comissão técnica da seleção. Tenho muita vontade de trabalhar com eles", garantiu Van Gaal.

O veterano terá como assistentes Danny Blind e Henk Fraser, enquanto Frans Hoek será o novo treinador de goleiros.