Topo

Primeira transgênero em Jogos Olímpicos comemora participação histórica

02/08/2021 18h56

Tóquio, 2 ago (EFE).- A neozelandesa Laurel Hubbard, primeira transgênero a competir nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, terminou em último lugar na disputa da categoria para mulheres com mais de 87 quilos no levantamento de peso.

A atleta realizou três tentativas durante a competição, sem obter sucesso, com isso, acabou desqualificada por não ter conseguido estabelecer marcas. Apesar disso, a neozelandesa expressou satisfação pela participação no evento poliesportivo.

"Estou grata a todos os meus torcedores na Nova Zelândia, pelo amor e pelo incentivo que me deram", disse Hubbard, visivelmente emocionada.

Na primeira tentativa, a halterofilista tentou levantar 120 quilos, e nas duas seguintes optou por buscar a marca de 125 quilos. Após a última falha, fez uma saudação ao público presente.

A medalha de ouro foi conquistada pela chinesa Li Wenwen que finalizou a disputa totalizando 320 pontos, o que representa o novo recorde olímpico da categoria. A prata foi para a britânica Emily Campbell, e o bronze para o americana Sarah Robles.