Topo

Fifa rejeita pedido para seleção do País Basco disputar competições oficiais

02/08/2021 17h16

Bilbao (Espanha), 2 ago (EFE).- A Fifa rejeitou a solicitação feita para que a seleção do País Basco disputa competições oficiais, de acordo com comunicação recebida neste fim de semana pela federação de futebol da região autônoma da Espanha.

De acordo com nota emitida nesta segunda-feira pela Federação Basca de Futebol (FVF, na sigla em espanhol), a posição da entidade é a mesma que a Uefa manifestou algumas semanas.

A entidade regional considerou que os posicionamentos da Fifa e da confederação continental são "más notícias", já que o estavam sendo buscadas soluções legais pelo departamento jurídico.

A FVF informou hoje a seleção não cumpre os critérios legais indicados no regulamento geral da Fifa, pois se trata de uma Comunidade Autônoma "e não de um estado independente reconhecido pela comunidade internacional".

O mesmo argumento, segundo a Federação Basca, foi utilizado pela Uefa para recusar a solicitação feita pela entidade regional.

Contudo, a FVF, informou não concordar com os argumentos das duas entidades e que "seguirá trabalhando em todas as esferas em prol da oficialidade, redobrando os esforços para conseguir o reconhecimento que nossa sociedade demanda".