Topo

No hipismo, Grã-Bretanha domina 1º dia de disputas do CCE

30/07/2021 22h45

Redação Central, 30 jul (EFE).- A Grã-Bretanha dominou o primeiro dia de provas do hipismo CCE nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no qual foi disputada a modalidade de adestramento, tanto por equipes como no individual, com o cavaleiro Oliver Townend.

Nesta sexta-feira, 42 dos 63 conjuntos se apresentaram no Parque Equestre Baji Koen, e os demais o farão amanhã. Com três dias de duração, o hipismo CCE é composto por três modalidades: adestramento, cross country e saltos. A soma dos resultados de cada uma definirá a classificação final.

Número 1 do ranking mundial, Townend, montando Ballaghmor Class, obteve 23.6 pontos, após o desconto das penalidades, e assumiu a liderança.

"A primeira parte já está feita, e Ballaghmor fez um trabalho elogiável. Continuaremos durante os três ou quatro dias trabalhando e vamos ver onde chegaremos", disse o britânico.

Townend aproveitou para avaliar o circuito de cross country Sea Forest, montado pelo americano Derek Di Grazia, destacando as dificuldades impostas, mas lembrando que as condições climáticas tornam ainda mais desafiadoras a vida de cavaleiros, amazonas e aninais.

"Os obstáculos são próximos, estão adaptados ao cavalo e, por si só, não são um problema. Mas, se você acrescentar o calor, o terreno, a pressão olímpica e a velocidade, eles vão causar problemas e será difícil", comentou.

"Derek não busca fazer uma armadilha para os cavalos. Ele constrói obstáculos muito visíveis e deixa com que a pista e a velocidade façam o trabalho por ele", complementou.

Hoje, no adestramento, o chinês Alex Hua Tian obteve 23.9 pontos e ficou em segundo. Na terceira colocação provisória está a amazona alemã Julia Krajewski, com 25.2.

Dois brasileiros se apresentaram hoje: Marcelo Tosi ficou em 16º (31,50 pontos), e Rafael Mamprin Losano, em 31º (36 pontos). Amanhã será a vez de Carlos Parro entrar na competição, também no adestramento.

Entre outros que ainda vão entrar em ação na disputa está o alemão Michael Jung, atual campeão olímpico e que será o penúltimo a participar da prova, neste sábado.

Na competição por equipes, a Grã-Bretanha está na liderança, com 49.40 pontos, depois das apresentações de Townend e Laura Collett, restando ainda a presença de Tom McEwen.

A Suécia, com 56.10 pontos, e o Japão, com 58.60, ocupam a segunda e a terceira colocações, respectivamente, enquanto o Brasil está no 11º lugar entre os 15 países na disputa (67.50).