Topo

Ítalo vai à final no surfe; Medina perde para japonês e disputa bronze

27/07/2021 05h30

Tóquio, 27 jul (EFE).- O Brasil vai brigar nesta terça-feira pelo ouro e por um bronze na competição masculina do surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio: Ítalo Ferreira garantiu vaga na final ao derrotar o australiano Owen Wilson, enquanto Gabriel Medina perdeu de virada para o japonês Kanoa Igarashi.

Medina participou da primeira semifinal na praia de Tsurigasaki, em Chiba, a 100 quilômetros da capital japonesa. Ele conseguiu três boas notas dos jurados no início da bateria, 8.33 e 8.44 com dois aéreos, e administrou por muito tempo uma vantagem sobre Igarashi, que tinha como melhor nota um 7.67. Porém, faltando sete minutos para o fim, o japonês arrancou dos jurados um 9.33 também com um aéreo. O brasileiro não encontrou boas ondas depois disso e deu adeus ao sonho do ouro, perdendo por 17.00 a 16.76.

E esse sonho continua a ser vivido - e perto de ser realizado - por Ítalo. O surfista potiguar, atual campeão mundial e vice-líder do ranking, garantiu vaga na final olímpica ao superar Owen Wilson por 13.17 a 12.47.

A disputa, bastante equilibrada, ficou empatada em 11.00 a 11.00 até pouco mais de 5 minutos para o final, quando Ítalo conseguiu uma nota 6.67, contra 6.47 de Wilson. Precisando de 6.70 para virar, o australiano foi bem marcado pelo brasileiro, que com a vitória garantiu, no mínimo, uma prata.

Ainda hoje, Ítalo vai enfrentar Igarashi na grande decisão, e Medina terá Wilson como adversário na disputa do bronze.

SILVANA CAI NAS QUARTAS.

Na competição olímpica feminina do surfe, Silvana Lima, única brasileira que restava na luta por medalhas após a eliminação de Tatiana Weston-Webb na fase anterior, caiu nas quartas de final.

Ela foi derrotada pela americana Carissa Moore por 14.26 a 8.30 e ficou sem chance de chegar ao pódio.