Topo

Cerimônia de abertura mostra essência de Tóquio, com ênfase em madeira e Edo

23/07/2021 16h43

Tóquio, 23 jul (EFE).- A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio começaram no ritmo da tradição japonesa, com a madeira e a história da capital do Japão como protagonistas sob as luzes brancas e vermelhas da bandeira do país.

Tóquio, que era conhecida como Edo de 1603 a 1868, apresentou uma das características que floresceram durante esse período, o uso da madeira e do serviço de carpintaria, símbolos tradicionais do cuidadoso trabalho e da arquitetura japonesa.

Os bailarinos, vestidos com a tradicional jaqueta "haori", como os trabalhadores da época costumavam usar, simularam a carpintaria para enfatizar a madeira, essencial na cultura nacional.

Ao ritmo de uma canção popular, foi feita uma homenagem à Associação dos Bombeiros de Edo, fundamental antigamente e até hoje no país para salvar estas estruturas do fogo.

O elenco de atores se espalhou pelo centro do Estádio Olímpico. Liderados por Miki Maya, uma conhecida atriz do teatro feminino Takarazuka, levaram ao centro os anéis olímpicos, feitos com uma madeira especial e com quatro metros de diâmetro cada.

Nos Jogos Olímpicos de 1964, os primeiros no Japão, atletas de vários países participantes portaram sementes de árvores que foram plantadas no Japão e hoje, 50 anos depois, a madeira originada voltou ao estádio sob a forma de anéis.

O Estádio Olímpico, projetado pelo arquiteto Kengo Kuma, também revela a importância e a tradição da madeira no país, uma vez que a sua estrutura é revestida com madeira proveniente das 47 prefeituras do Japão. EFE

cgv/vnm

(foto)