Topo

Maduro diz que pagamento por transmissão de Jogos na Venezuela foi bloqueado

22/07/2021 00h18

Caracas, 21 jul (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quarta-feira que, devido às sanções econômicas contra seu governo, o pagamento pelos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio no país foi bloqueado.

"A Venezuela pagou pelos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e agora a perseguição financeira dos bancos está impedindo a comissão organizadora de receber esse dinheiro", alegou Maduro durante um ato governamental transmitido pela emissora de televisão estatal "VTV".

Segundo o governante, o ministro dos Esportes, Mervin Maldonado, está atualmente no Japão negociando a liberação de recursos para que o país possa receber o sinal via satélite das competições.

"Por essa razão, pedi à vice-presidente executiva, Delcy Rodríguez, para passar 24 horas por dia denunciando esta perseguição bancária e financeira contra o direito dos venezuelanos de receber o sinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio devido à determinação imperial dos Estados Unidos de perseguir todas as contas venezuelanas", declarou.

A Venezuela será representada nos Jogos deste ano por 43 atletas, uma delegação menor do que a enviada para a edição de 2016, no Rio de Janeiro, em que contou com 87 competidores e conquistou três medalhas, duas de prata e uma de bronze. O recorde nacional de participantes foi estabelecido em Pequim 2008, com 109.

A saltadora Yulimar Rojas e o karateca Antonio Díaz serão os porta-bandeiras do país na cerimônia de abertura e têm chances de chegar ao pódio.