Topo

Polícia japonesa encontra atleta de Uganda que furou "bolha olímpica"

20/07/2021 21h39

Tóquio, 20 jul (EFE).- A polícia japonesa anunciou nesta terça-feira que encontrou o atleta de Uganda que desapareceu na sexta-feira passada, após fugir do alojamento onde se preparava para os Jogos Olímpicos de Tóquio, descumprindo a norma de isolamento proposta pelo país anfitrião.

O atleta em questão é o levantador de pesos Julius Ssekitoleko, que deixou uma mensagem na qual manifestava o desejo de permanecer e trabalhar no Japão para deixar para trás as dificuldades em Uganda, segundo explicou a delegação ugandense.

Ssekitoleko, de 20 anos, foi encontrado pela polícia na prefeitura de Mie, no centro do Japão, para onde pode ter viajado em trem de alta velocidade partindo de Osaka (oeste), região onde a equipe do país africano se hospedou.

A previsão era que Ssekitoleko voltasse ao país natal sem participar dos Jogos Olímpicos, já que não cumpria os requisitos necessários para competir na prova de halterofilismo, de acordo com a delegação de Uganda.

O atleta saiu do hotel na sexta-feira passada, deixando o passaporte e sem ter realizado o teste de coronavírus ao qual deveria ter sido submetido no dia. Desde então, estava sendo procurado pelas autoridades japonesas.

Em entrevista coletiva, o diretor executivo do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, Toshiro Muto, afirmou nesta terça-feira que trata-se de um caso "muito confuso" e que os anfitriões estudarão possíveis sanções ao atleta quando a situação for esclarecida.

A rígida norma elaborada para os Jogos Olímpicos de Tóquio proíbe que atletas e outros participantes do evento se desloquem até outro lugar que não seja o hotel escolhido, o centro de treinamento ou localizações previamente aprovadas pela organização.