Topo

França e Portugal repetem final de 2016 com empate e avançam com Alemanha

24/06/2021 04h11

Redação Central, 23 jun (EFE).- Considerado o mais difícil desta Eurocopa, o grupo F foi o último a ser decidido e terminou em grande estilo nesta quarta-feira, com sofrimento até o último instante e dois empates em 2 a 2: um entre França e Portugal, que se enfrentaram em Budapeste, em reedição da última final do torneio, e outro entre Alemanha e Hungria, em Munique.

Os dois resultados deixaram os 'Bleus', atuais campeões mundiais e vice continentais, na liderança da chave, com cinco pontos, um a mais que alemães e portugueses. Pelo primeiro critério de desempate, o confronto direto, a defensora do título terminou na terceira posição - perdeu para a 'Mannschaft' por 4 a 2 na rodada anterior. Já os húngaros estiveram perto da classificação, mas foram eliminados em último lugar, com dois pontos.

Nas oitavas de final, Portugal será o primeiro do trio de classificados em seu grupo a entrar em campo. O rival será a Bélgica, em Sevilha, no próximo domingo. No dia seguinte, a França vai encarar a Suíça em Budapeste. A Alemanha, por sua vez, pegará a Inglaterra na próxima terça-feira, em Wembley.

Um dos jogos mais esperados desta fase de grupos, o duelo entre portugueses e franceses na Puskás Arena cumpriu todas as expectativas e foi emocionante. Foi uma partida aberta, com as duas equipes rumo ao ataque e na luta pela vitória até o fim.

Aos 30 minutos do primeiro tempo, o goleiro Lloris saiu mal ao tentar cortar um cruzamento e cometeu pênalti ao acertar um soco em Danilo Pereira. Cristiano Ronaldo converteu a cobrança e se tornou o primeiro jogador a marcar 20 gols em edições de Copa do Mundo e Eurocopa, somadas.

Ainda antes do intervalo, aos 46, Mbappé caiu ao receber o combate de Semedo dentro da área, e o árbitro marcou penalidade a favor da atual campeã mundial. Benzema bateu e deixou tudo igual.

Os 'Bleus' viraram o jogo logo com um minuto na segunda etapa. Pogba fez linda enfiada para Benzema, que arrematou cruzado e ainda viu a bola tocar a trave antes de entrar.

A essa altura, a seleção que defendia o título estava eliminada como lanterna do grupo. Entretanto, aos 12 minutos, houve outro pênalti para Portugal, desta vez por toque de mão de Koundé dentro da área. Cristiano acertou e bateu o recorde de gols marcados por uma seleção, com 109, um a mais que o número conseguido por Ali Daei, ex-jogador do Irã.

Esse foi o 14º gol do craque português pelo torneio continental - ele também fez sete em Copas do Mundo. Com 21 gols nos dois torneios, ele superou a marca do alemão Miroslav Klose, que se aposentou com 19 (três e 16, respectivamente). Além disso, o camisa 7 é o único a ter disputado - até agora - cinco edições da Eurocopa.

ALEMANHA SE SALVA, E ESPANHA DESENCANTA.

Já a Alemanha escapou da eliminação na Allianz Arena aos 38 minutos do segundo tempo em Budapeste, quando Goretzka balançou a rede e sacramentou o empate em 2 a 2. A Hungria esteve à frente no placar duas vezes, no 1 a 0, com Ádám Szalai, e em 2 a 1, graças a Schäfer. O outro a marcar pela tetracampeã do mundo foi Havertz, autor do gol do título do Chelsea na Liga dos Campeões em 29 de maio, na final contra o Manchester City.

Pelo grupo E, a Espanha desencantou em grande estilo jogando no Estádio La Cartuja, em Sevilha. 'La Roja' vinha de empates com Suécia e Polônia e obteve a primeira vitória com uma goleada sobre a Eslováquia por 5 a 0, o placar mais elástico da tricampeã continental na Euro em toda a história. O recorde anterior era o 4 a 0 feito duas vezes em 2012, sobre a Irlanda na fase de grupos e contra a Itália na decisão do título.

Contudo, a campeã mundial de 2010 ficou apenas em segundo lugar na chave, com cinco pontos, atrás da seleção escandinava, que venceu por 3 a 2 a Polônia em São Petersburgo e chegou a sete. A Eslováquia terminou na terceira posição, com três pontos, mas ficou pelo caminho por ter sido a pior terceira colocada do torneio, enquanto Robert Lewandowski e companhia foram eliminados na lanterna, com apenas um ponto.

Nas oitavas, a Espanha vai enfrentar a Croácia em Copenhague na próxima segunda-feira, enquanto a Suécia terá como adversária a Ucrânia um dia depois, em Glasgow.