Topo

Bélgica e Holanda avançam com 100%; Dinamarca e Áustria também garantem vagas

22/06/2021 01h37

Redação Central, 20 jun (EFE).- As seleções de Bélgica e Holanda avançaram às oitavas de final da Eurocopa com 100% de aproveitamento de pontos, ao vencerem seus duelos nesta segunda-feira pelos grupos B e C, respectivamente.

Em São Petersburgo, os belgas derrotaram a Finlândia por 2 a 0, com gols de Hradecky (contra) e Lukaku, e consolidaram a liderança da chave com nove pontos. Com o gol que sacramentou o resultado, o camisa 9 dos 'Diabos Vermelhos' chegou a três na competição e se igualou a Cristiano Ronaldo, Schick e Wijnaldum na ponta da tabela de artilharia.

A Bélgica aguarda seu adversário na próxima fase - será um dos quatro melhores terceiros colocados. O jogo decisivo vai acontecer no próximo domingo, em Sevilha. Já os finlandeses, com saldo final de três pontos, ficaram em terceiro no grupo e esperam os resultados das outras chaves para saber se continuarão na Euro.

Ainda pelo grupo B, a Dinamarca, que jogou em Copenhague, goleou a Rússia por 4 a 1. Dzyuba, de pênalti, marcou para os visitantes, e Christensen, Poulsen, Maehle, Damsgaard fizeram para os donos da casa. Os dinamarqueses também chegaram a três pontos, como a própria adversária de hoje e a Finlândia, mas avançaram às oitavas na vice-liderança por terem melhor saldo de gols, e já têm o próximo rival definido, o País de Gales, segundo colocado do grupo A. O confronto está marcado para o próximo sábado, em Amsterdã.

Mais cedo, a Holanda chegou à terceira vitória em três jogos nesta Euro ao bater a Macedônia do Norte por 3 a 0, em Amsterdã, com gols de Wijnaldum (2) e Depay. A 'Laranja' voltará a campo no domingo, em Budapeste, pelas oitavas, contra um dos melhores terceiros colocados. Já os macedônios, que não pontuaram, foram eliminados.

No mesmo horário do jogo dos holandeses, mas em Bucareste, a Áustria superou a Ucrânia por 1 a 0, com gol de Baumgartner, chegou a seis pontos e assegurou a vice-liderança do grupo C. No próximo sábado, em Wembley, os austríacos - que pela primeira vez na história passaram à segunda fase da Euro - vão encarar a Itália pelas oitavas de final. Por sua vez, a Ucrânia espera a definição dos terceiros colocados das outras chaves para saber se continuará na competição.