Topo

Itália atropela Suíça e é primeira classificada para oitavas da Euro

17/06/2021 02h02

Redação Central, 16 jun (EFE).- Com uma atuação de gala diante de sua torcida no Estádio Olímpico de Roma, a Itália venceu a Suíça por 3 a 0 nesta quarta-feira e se tornou a primeira classificada para as oitavas de final da Eurocopa, torneio que hoje teve também vitórias de País de Gales e Rússia sobre Turquia e Finlândia, respectivamente.

Com um futebol ofensivo como poucas vezes foi visto, a tetracampeã mundial balançou a rede aos 19 minutos do primeiro tempo, com Chiellini, mas o gol foi anulado devido a um toque de mão. Entretanto, seis minutos depois, Locatelli iniciou a jogada e apareceu na área para aproveitar o cruzamento de Berardi e fazer 1 a 0.

Logo no começo da segunda etapa, aos seis minutos, em mais uma jogada dos atletas do Sassuolo, Berardi tocou da direita para o meio até Locatelli, que arrematou da meia-lua e aumentou a diferença. Nos instantes finais, aos 43, Immobile dominou na área, girou e bateu para fazer o terceiro.

Com a vitória, a 'Azzurra', que teve os brasileiros naturalizados italianos Jorginho e Rafael Tolói em campo, disparou na ponta do grupo A, com seis pontos, e se garantiu entre os 16 melhores, enquanto a Suíça ocupa a terceira posição da chave, com um.

A vice-liderança é do País de Gales, que bateu a Turquia por 2 a 0 no Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão, com grande atuação de Gareth Bale. O meia-atacante do Real Madrid, que na última temporada retornou ao Tottenham por empréstimo, perdeu um pênalti, mas deu os passes para os dois gols do jogo, marcados por Ramsey e Connor Roberts.

O resultado deixou os galeses muito próximos do mata-mata, embora tenham que enfrentar a Itália na última rodada, no próximo domingo, em Roma. Já os turcos, que ainda não pontuaram, tentarão uma última cartada contra a Suíça no mesmo dia, em Baku.

Na outra partida desta quarta, a Rússia derrotou a Finlândia por 1 a 0 em São Petersburgo, com gol de Aleksei Miranchuk. As duas seleções têm três pontos cada, mesmo número da Bélgica, que amanhã medirá forças com a Dinamarca em Copenhague. A equipe anfitriã ainda não pontuou.