Topo

Uefa confirma presença de Real Madrid, Barcelona e Juventus na Champions

16/06/2021 18h03

Madri, 16 jun (EFE).- A Uefa confirmou que admitiu Real Madrid, Barcelona e Juventus para a disputa da Liga dos Campeões 2021-2022, embora os três clubes sejam os únicos que, oficialmente, ainda não desistiram da criação de um campeonato paralelo e independente, a Superliga Europeia.

A informação aparece nos comunicados da confederação continental às respectivas federações nacionais com equipes incluídas na edição da temporada 2021-22, informaram fontes do clube madrilenho à Agência Efe. Contudo, o trio ainda não se pronunciou a respeito.

Real e Barça se classificaram como segundo e terceiro colocados do Campeonato Espanhol, respectivamente, enquanto a Juve terminou o Campeonato Italiano em quarto lugar, o último a garantir vaga na Champions. Como eles não anunciaram a desistência de criar a Superliga, havia o risco de serem punidos, mas na última quarta-feira a Uefa anunciou a suspensão temporária do processo contra os três.

A suspensão do caso é temporária e foi definida enquanto é aguardada a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) sobre a questão preliminar levantada pelo Tribunal de Comércio número 17 de Madri. A corte espanhola julgará um possível abuso de posição dominante da Uefa no caso.

O comunicado oficial recentemente enviada à Uefa a esse respeito, bem como as medidas cautelares que o próprio tribunal de Madri adotou para evitar possíveis sanções contra os clubes, levaram a uma paralisação do processo, que será retomado quando o TJUE emitir uma decisão.

Com os procedimentos legais em andamento e as liminares em vigor, os membros do comitê da confederação continental que poderiam ter tomado qualquer tipo de decisão podem ter que responder em tribunais civis.

Entretanto, o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, declarou na última sexta-feira, antes da abertura da Eurocopa, que "a justiça às vezes é lenta, mas sempre vem", quando se refere a possíveis sanções contra Real, Barça e Juve.