Topo

Respiradores doados por Messi estão parados em aeroporto há 10 meses

Fundação de Messi doou 32 respiradores para sua cidade-natal, Rosario - Pool/Getty Images
Fundação de Messi doou 32 respiradores para sua cidade-natal, Rosario Imagem: Pool/Getty Images

09/06/2021 20h58

Os 32 respiradores doados pela Fundação Leo Messi a cidade de Rosário estão parados há dez meses no aeroporto da cidade natal do craque argentino.

"Os respiradores são equipamentos técnicos de ventilação, chegaram no mês de agosto [de 2020]. Estão guardados da melhor maneira no Aeroporto Internacional Rosario Islas Malvinas", disse Eduardo Romagnoli, diretor da instalação, ao canal "TN".

"Toda esta questão está pendente da aprovação da Anmat (Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica) porque é uma doação da Fundação Messi diretamente a Rosário. O único órgão que pode autorizar a entrada é a Anmat", explicou.

A Fundação Leo Messi doaria pelo menos 50 respiradores à cidade argentina, mas os obstáculos à entrega dos 32 primeiros adiou o envio dos restantes. Fontes da Anmat disseram ao jornal "La Capital" que não autorizaram a entrada porque "não apresentaram a documentação necessária".

"Entre os documentos em falta, não se encontravam os registros do produto pela autoridade sanitária de origem", argumentou o órgão. O equipamento chegou à cidade no início de agosto, em avião privado.

A Fundação Leo Messi já havia doado anteriormente equipamentos médicos para o combate à pandemia de covid-19. Esses equipamentos foram distribuídos sem inconvenientes entre diversos hospitais de Buenos Aires, na província de Buenos Aires e na província de Santa Fe.