Topo

Conmebol publica protocolo de bolha sanitária para Copa América no Brasil

09/06/2021 14h47

Assunção, 8 jun (EFE).- A Conmebol publicou nesta terça-feira os protocolos médicos de bolhas sanitárias a serem seguidos pelas seleções, assim como os funcionários da entidade e os árbitros, durante o desenvolvimento da Copa América, que começa em 12 de junho no Brasil.

"São medidas para cuidar da saúde dos membros da família do futebol, a fim de minimizar os riscos de contágio a um nível médico aceitável", afirma a confederação continental em comunicado.

O manual da Conmebol inclui tanto informações médicas sobre o coronavírus, seus sintomas, quarentena, isolamento e tipos de testes, quanto protocolos específicos a serem aplicados antes da entrada em território brasileiro, durante viagens, treinamentos e partidas, sempre dentro das bolhas.

A violação das regras será punida com multas de pelo menos US$ 15 mil na primeira vez e mais de US$ 30 mil em caso de reincidência.

"Em casos graves, as equipes serão objetivamente responsabilizadas pelo comportamento de seus jogadores e funcionários e estão sujeitas a sanções", destaca o documento.

A Conmebol exigirá que todas as delegações e outros funcionários apresentem um teste PCR negativo realizado nas 48 horas anteriores à entrada no Brasil. Uma vez no país, serão cumpridas as formalidades de imigração e alfândega, com bagagem de mão e, se possível, em isolamento. Depois disso, o grupo inteiro embarcará no ônibus designado que os levará para o hotel, sem passageiros entrando ou saindo no caminho.

A partir de então, a delegação terá que cumprir com seu cronograma de atividades, sem contato com pessoas de fora, e durante as sessões de treinamento somente os integrantes dos grupos e os médicos terão acesso. Também será obrigatório apresentar um PCR com resultado negativo antes das partidas.

TREINAMENTOS.

Para os treinamentos, a Conmebol providenciou que o médico mantenha um controle diário dos possíveis sintomas do grupo, com tomada de temperatura para garantir que nenhum ultrapasse 37,4 graus. Caso isso aconteça, o jogador ou funcionário será excluído.

Somente a bolha sanitária de cada seleção poderá ir aos treinos, e eles terão que cumprir todos os protocolos sanitários básicos, como higienização das mãos, uso de máscaras e respeito ao distanciamento social.

A confederação também recomenda que as equipes já venham com roupas de treinamento e retornem com elas para os hotéis, para evitar os banheiros nos vestiários.

VIAGENS E BOLA ROLANDO.

O protocolo da Conmebol para a Copa América destaca que é "altamente recomendável" que os jogadores estejam com o cartão de vacinação. A própria entidade distribuiu doses de CoronaVac entre as federações para serem aplicadas em jogadores, membros das comissões técnicas e outros funcionários.

Os veículos em que as delegações da bolha viajam serão desinfetados antes do embarque, e durante o deslocamento será mantido o uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas.

Para a estadia nos hotéis, a Conmebol pede nesses protocolos a reserva de quartos individuais, todos no mesmo andar, evitando assim a movimentação e o contato com outros hóspedes. Da mesma forma, é recomendado que as delegações evitem buffets e deem preferência a comer em áreas isoladas.

Durante os jogos, é proibido cuspir ou assoar o nariz, assim como beijar a bola. Também está vetada a troca de camisas, flâmulas ou qualquer outro item. Antes de a bola rolar, será aferida a temperatura dos membros das delegações.