Topo

Futebol na Argentina é suspenso devido nova onda da Covid-19

21/05/2021 21h44

Buenos Aires, 21 mai (EFE).- A Associação Argentina de Futebol (AFA) informou nesta sexta-feira que decidiu suspender todas as partidas das competições locais a partir de hoje até o próximo dia 30, devido à pandemia da Covid-19.

A medida foi divulgada após o presidente do país, Alberto Fernández, ter anunciado ontem um endurecimento das restrições sanitárias devido ao rápido aumento dos casos registrados nas últimas semanas, incluindo um confinamento da população entre 22 e 30 de maio e durante o fim de semana de 5 e 6 de junho.

"A Associação Argentina de Futebol comunica a opinião pública que para acompanhar as medidas sanitárias anunciadas ontem pelo presidente Alberto Fernández, destinadas a combater a segunda onda da pandemia da Covid-19 que vivemos, decidiu suspender a programação dos jogos em todas as competições locais que organiza a partir das 20h de hoje até domingo, 30 de maio de 2021", disse a AFA em um comunicado.

De acordo com o texto, "neste momento" em que "é necessário um esforço extra para controlar esta pandemia angustiante", a AFA e todos os que compõem o setor do futebol vão acompanhar "mais uma vez as autoridades nacionais, suspendendo a programação dos jogos correspondentes a todas as competições locais por um período de nove dias".

Neste fim de semana estava programada a semifinal da Copa da Liga Profissional da Argentina, de modo que a AFA disse que iria trabalhar para reprogramar os jogos desta fase da competição e da final nos locais originalmente previstos.

Essa situação ocorre menos de um mês do início da Copa América, em 13 de junho, que seria realizada em conjunto com a Colômbia, mas somente a Argentina deve sediar a competição, após a Conmebol ter rejeitado ontem o pedido do governo colombiano para adiar o evento mais uma vez, que originalmente seria realizado em 2020.

A Conmebol garantiu que o torneio será disputado no novo prazo estabelecido no ano passado, de 13 de junho a 10 de julho, e a expectativa é que a Copa América seja disputada somente na Argentina.