Topo

Huertas é eleito melhor latino da liga espanhola de basquete pela 2º vez

13/05/2021 18h06

Madri, 13 mai (EFE).- O armador Marcelinho Huertas, que defende o Lenovo Tenerife, recebeu pela segunda temporada consecutiva o Troféu Efe de melhor jogador latino-americano da Liga ACB, conquista matematicamente garantida quatro rodadas antes do fim da fase regular.

O brasileiro, que completará 38 anos no dia 25 de maio, acumula 135 pontos na classificação geral da premiação, com 52 de vantagem sobre o pivô cubano Jasiel Rivero, do Hereda San Pablo Burgos, que tem 83 e não pode mais alcançar Huertas, já que restam apenas 48 pontos em disputa.

Pela terceira temporada consecutiva, ACB e Agência Efe entregam o prêmio oficial para reconhecer o melhor jogador latino-americano do basquete espanhol.

O primeiro a conquistar o prêmio foi o argentino Nicolás Laprovittola, ex-Flamengo e atualmente no Real Madrid, quando defendeu o Joventut Badalona na temporada 2018-19. Huertas levou a melhor nas temporadas 2019-20 e 2020-21.

A cada rodada, um júri internacional formado por jornalistas, jogadores e técnicos do basquete latino-americano vota as três melhores atuações individuais com três, dois e um ponto. A partir dessa pontuação, um ranking semanal é feito e acumulado para a classificação geral.

Huertas foi o MVP latino-americano em cinco rodadas, duas no primeiro turno (5ª e 13ª) e três no segundo (25ª, 26ª e 36ª). A ACB destacou nesta quinta-feira que o brasileiro atravessa "uma das melhores fases de sua carreira" na Espanha.